As calorias devem ser representadas por kcal porque 1 kcal = 1000 cal. Portanto, é correto dizer que uma pessoa precisa, por exemplo de 2000 kcal (quilocarias) por dia e não 2000 calorias (que seria 20).
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9. Por exemplo: Quantas calorias tem uma barra de chocolate com 100 g?
Valor energético: É a energia produzida pelo corpo e proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. No rótulo, esse valor é expresso na forma de quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kJ). Uma caloria equivale a 4,18 Joules.
1.000 cal
Sua definição é: Uma caloria é a quantidade de energia que deve ser transferida para um grama (1,0 g) de água líquida para elevar sua temperatura em um grau Celsius. A quilocaloria é uma unidade múltipla da caloria, sendo 1 kcal = 1.000 cal.
Em 1 kg de gordura há 7.700 kcal. Para 7.700 kcal consumidas extras ganha-se 1kg de tecido adiposo, para 7.700 kcal “gastas” ou reduzidas, diminui-se 1 kg de tecido adiposo.
Quilocalorias em Calorias
1 Quilocalorias = 1000 Calorias | 10 Quilocalorias = 10000 Calorias |
---|---|
6 Quilocalorias = 6000 Calorias | 100 Quilocalorias = 100000 Calorias |
7 Quilocalorias = 7000 Calorias | 250 Quilocalorias = 250000 Calorias |
8 Quilocalorias = 8000 Calorias | 500 Quilocalorias = 500000 Calorias |
Kilojoule – Unidade de medida de energia , que substituiu a quilocaloria (1 kJ = 0,24 kcal).
- Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
Para perder 1 kg, o organismo precisa queimar cerca de 7 mil calorias. O segredo para manter o peso e não engordar é simples: ingerir a mesma quantidade de calorias que se gasta por dia. É relativamente fácil controlar o que se come, seguindo uma dieta balanceada e pobre em gorduras.
Observe que a unidade “cal” ou “calorias” é muito pequena, por isso, no cotidiano muitas vezes existem alguns erros quando se mencionam que determinados alimentos fornecem certos valores de calorias, quando na verdade são quilocalorias. Por exemplo, quando se diz que um iogurte tem 80 calorias, na verdade ele tem 80 000 calorias e 80 kcal.
Usando o método mencionado acima, os valores calóricos de cada um desses nutrientes foram descobertos, como mostrado abaixo: Carboidratos ou glicídios: Aproximadamente 4,0 kcal, independentemente da fonte. Exemplos: batata, macarrão, pães, arroz, milho, frutas e doces. Proteínas ou protídeos: 5,2 kcal.
Esta última definição nos ajuda a determinar a quantidade de calorias de cada alimento, sendo que para tal utiliza-se um aparelho denominado calorímetro bomba, ou apenas calorímetro, mostrado logo abaixo: Resumidamente, faze-se o seguinte: o alimento que se deseja analisar é colocado dentro da câmara de combustão ou câmara de reação do calorímetro.
Como calcular o índice glicêmico?
Quais são os benefícios mais comuns que o trabalhador recebe?
Quais os sintomas de cálcio baixo?
Como potencializar a hidratação da pele?
Quais são os animais da floresta?
Como ensinar cachorro a não fazer algo?
Quando se planta soja no Rio Grande do Sul?
O que comer quando o fígado está inflamado?
Qual é o maior arco de One Piece?
Qual a função dos Micélios vegetativo e reprodutivo?
Quanto tempo dura uma rosa sem estar na água?
O que mudou com a tecnologia no campo?
Quanto tempo dura o efeito do remédio de verme?
O que substitui o pronome que?
Como se escreve o nome pedindo?
São direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal exceto?