Lembrando que o milho é um grande consumidor de água, necessitando de 5 mm por dia, em média. Considerando um ciclo de 120 dias, seriam necessários 600 mm de água durante todo o ciclo para que a cultura expresse seu potencial.
Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.
“A quantidade mínima seria de 50 mil litros por hectare ao dia, mas essa quantidade pode variar para mais de acordo com a sua capacidade de retenção de água pelo solo e de acordo com o seu clima. Você pode ter uma demanda maior que essa e chegar a até 80 mil litros.
O período de máxima exigência é na fase do embonecamento ou um pouco depois dele, por isso déficits de água que ocorrem nesse período são os que provocam maiores reduções de produtividade. Déficit anterior ao embonecamento reduz a produtividade em 20 a 30%; no embonecamento em 40 a 50% e após em 10 a 20%.
De quatro a oito dias, mais de 50%. O grande risco de veranicos leva o agricultor a investir mais em tecnologia. A irrigação, portanto, é uma alternativa que pode definitivamente impulsionar o rendimento do milho. Em geral, a irrigação é uma prática que aumenta a produção de milho.
17 curiosidades que você vai gostar
Regue o milho.
O milho requer cerca de 2,5 centímetros de água por semana, sendo que deixar de regar a planta pode fazer com que ela produza espigas com poucos grãos. Tente evitar regar o topo da planta, pois isso poderia remover o pólen dela.
Áreas irrigadas com pivô central podem colher até 3 safras.
O período de máxima exigência é na fase do embonecamento ou um pouco depois dele. Por isso déficits de água que ocorrem nesse período são os que provocam maiores reduções de produtividade. Déficit anterior ao embonecamento reduz a produtividade em 20 a 30%; no embonecamento em 40 a 50% e após em 10 a 20%.
Os fatores do solo mais importantes para a seleção de sistemas de irrigação são: capacidade de água disponível, capacidade de infiltração, aeração, salinidade, profundidade efetiva e variabilidade espacial.
Cada planta desenvolve 20-21 folhas totais, floresce cerca de 65 dias após a emergência e atinge a maturidade fisiológica cerca de 125 dias após a emergência1.
Então, em cada hectare de grama tifton, seriam necessários 40 mil litros de água diariamente.
É importante fazer um balanço hídrico, ou seja, saber a quantidade certa de água para atender toda a plantação. Matsura diz que uma lavoura paulista precisa diariamente 250 metros cúbicos de água por hectare, em média.
Considerando os fatores citados acima, o custo médio para irrigação de um hectare de pastagem é de aproximadamente R$ 8,6 mil.
Aspersão é o melhor sistema de irrigação para uma lavoura de milho de 10 hectares.
Em épocas de redução das chuvas, de luminosidade e ainda com a queda de temperatura, a produção do milho é muito arriscada. Para isso, o sistema de irrigação é o diferencial para garantir um bom cultivo fora de época.
Antes de tudo, a colheita do milho acontece entre 4 e 6 meses após o plantio, sendo que as espigas ficam maduras 50 dias depois da floração. No entanto, é importante ressaltar que esse processo vai depender da maneira como o plantio foi realizado bem como a espécie do milho e as condições climáticas da região.
A quantidade de chuva, velocidade e frequência dos ventos é o princípio que vai decidir o foco da sua irrigação. Se vai ser um sistema de complementação ou um sistema necessário. Cultivos em áreas com ausência de chuva, principalmente durante o período de crescimento, requerem obrigatoriamente um sistema de irrigação.
A escolha correta do método de irrigação, isto é, se por superfície, aspersão ou localizada irá depender de características locais como o solo (capacidade de armazenamento de água, velocidade de infiltração, drenagem, topografia, presença de lençol freático, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ar, ...
Métodos e sistemas de irrigação. O método de irrigação é a forma pela qual a água será aplicada às culturas. Segundo o documento Seleção do Sistema de Irrigação, da Embrapa, são basicamente quatro: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.
Inicia-se o período que pode ser considerado o mais crítico para a produção, estendendo-se até o V17. O número de óvulos (grãos em potencial) em cada espiga, assim como o tamanho da espiga, é definido em V12 (Figura 4.8), quando ocorre perda de duas a quatro folhas basais.
Precoce: ciclo de 120 a 130 dias, florescimento aos 65 dias. No mercado, 55 a 65% das cultivares são de ciclo precoce. Normais: ciclo de 130 a 140 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.
O milho é uma cultura muito exigente em água. Entretanto, pode ser cultivado em regiões onde as precipitações vão desde 250 mm até 5000 mm anuais, sendo que a quantidade de água consumida pela planta, durante seu ciclo, está em torno de 600 mm.
Brasil produz milho em três safras por ano.
De acordo com dados da Emater-RS, lavouras convencionais de milho têm produtividade média de 95 sacas por hectare. As áreas irrigadas, por sua vez, podem atingir mais de 200 sacas por hectare.
Milho Safrinha
Para se ter uma ideia, a produção e área plantada com milho podem chegar ao dobro do tamanho da que se tem do grão na safra. A safrinha do milho ocorre durante a estação do outono até o inverno.
O que significa categoria 2 na mamografia?
Como escrever os números romanos em arábicos?
Como são formados os precedentes?
Como escrever 384400km em Babilônia?
Como escreve bilhões em algarismos?
O que é drenar água da máquina de lavar?
Como escreve 3 5 bilhões em números?
É possível se apaixonar por alguém em 2 dias?
O que significa 24 horas por dia?
Como se forma o biofilme dental?
Como se escreve 7 7 bilhões de pessoas em algarismo?
Quanto rende 500 no Tesouro Direto?
O que foi a Comuna de Paris 1871 e como ela se organizava?
Quais os tipos de cores secundárias e como elas se originaram?
Qual o tipo de hemoglobina encontrada na anemia falciforme e no que ela difere da hemoglobina a1?
Como fazer organizador de sacolas de supermercado?
Quando o empresário individual faleceu?