Paga-se uma taxa de R$ 65,35 e é preciso levar o carro para vistoria e emissão de novo documento. A alteração é opcional.
No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto.
Dar baixa de veículo por sucata ou perda total
Documentos necessários
Transferência de veículo alienado não quitado A transferência do titular do veículo só poderá ser feita após a quitação do financiamento, caso contrário, o comprador e o vendedor podem procurar uma agência financeira para fazer a transferência do financiamento para o novo proprietário.
Não importa se a quitação foi antecipada ou dentro do prazo: se o financiamento é feito por CDC, você não precisa fazer nada ao quitar o veículo. Isso porque, assim que você quita seu contrato, o banco ou a financeira devem dar baixa do financiamento no Detran. Eles têm até 30 dias para fazer isso.
Quando terminar de quitar as parcelas do veículo, o processo de baixa do gravame e retirada da alienação é automático. Fica a cargo da instituição financeira avisar ao Detran o fim do contrato do veículo. Após este procedimento, o sistema do Detran libera o carro para ser vendido.
Para verificar se o gravame foi baixado, é possível consultar diretamente no Detran ou através do Consulta Gravame.
Depois que a instituição credora presta a informação relativa ao pagamento do devedor, o órgão ou entidade de trânsito de registro do veículo (Detran) procederá, de forma obrigatória, automática e eletrônica, a baixa do Gravame constante no cadastro do veículo, no prazo máximo de 10 dias.
Enquanto o condutor está pagando as parcelas, o veículo estará com alienação fiduciária; ao terminar as parcelas e o veículo estiver quitado, o condutor deve retirar a alienação para que o veículo se torne seu. A seguir você obtém mais informações desse procedimento. Saiba mais informações, acesse: Detran Taubaté. Multas, Telefone e Atendimento
Se você terminou as parcelas do seu veículo o próximo passo é aguardar a instituição financeira dar baixa no gravame comercial. Ela tem um prazo de 15 dias para isso e deve comunicar ao órgão de trânsito que o veículo está quitado. Depois você deve comparecer ao Detran e solicitar uma vistoria, a partir dela o veículo se tornará seu.
Terminou de pagar as parcelas do financiamento, mas não sabe se o veículo está quitado? Simples, você pode realizar uma consulta pela internet no Cadastro de Restrições ou na situação do veículo. Em ambas as consultas você deve informar o chassi ou a placa.
Saiba como desalienar o veículo Após anos de prestações, para que o veículo seja finalmente seu, são necessários alguns procedimentos O procedimento para desalienar o veículo após a quitação do financiamento é simples, mas gera muitas dúvidas.
Como saber se a mercadoria foi enviada por Sedex?
O que acontece quando o motor trava?
Como saber se o ovo de codorna está fecundado?
Como verificar se uma string e número Python?
Qual país tem o melhor saneamento básico?
Como saber se o neutro e aterrado?
Como funciona Call of Cthulhu?
O que o sistema Yaw na geração eólica?
O que é um sistema circulatório aberto e fechado?
Como funcionam os cursos da UFABC?
O que é e como funciona o RFID?
Como identificar uma figura de linguagem?
Quem toma remédio de pressão pode tomar vacina do Covid?
Como funciona pagamento de sinal?