Os caules são diversificados e por isso fsão classificados em 3 tipos, de acordo com o seu habitat, eles podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos. O caule subterrâneo crescem de baixo da terra. Podem ser de 3 tipos: rizomas, tubérculos e bulbos.
Caules aéreos
Caule haste: Os caules hastes são caules clorofilados e maleáveis, típicos herbáceas e plantas jovens. ... Estes caules acumulam várias funções: reservam água, reservam nutrientes e ainda realizam fotossíntese. Caules subterrâneos: são caules que se desenvolvem paralelos ao solo, enterrados próximos à superfície.
Os principais tipos de ramificação são: Sistema monopodial: onde o crescimento do caule se dá pela atividade de uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta (fig. ... Sistema simpodial: onde várias gemas participam da formação de cada eixo (fig. 2).
Possuem estruturas especializadas em fixação e suporte, chamadas de gavinhas, que são semelhantes a fios encaracolados. Um exemplo de caule sarmentoso é o encontrado nas plantas de chuchus e videiras.
Escapo: o caule que sai do rizoma ou bulbo. ... Ocorre nas plantas que têm caule muito reduzido ou subterrâneo (as folhas parecem sair direto do solo). Exemplo: Margarida, falsa tiririca. Rastejantes: apoiados e paralelos ao solo, com ou sem raízes.
Sem dúvidas, a principal característica dos cactos é a presença de um caule suculento e cheio de espinhos. Algumas espécies apresentam folhas bastante reduzidas e outras não apresentam nenhuma dessas estruturas. ... O fruto dessas plantas também possui espinho, facilitando, assim, a dispersão por intermédio de mamíferos.
Os caules chamados de trepadores ou volúveis são estruturas finas e longas que crescem enroladas nos mais variados tipos de suporte, como chuchu, jasmins e heras. ... Os caules classificados como eretos são aqueles que crescem perpendicularmente ao chão. Os troncos são um tipo de caule aéreo.
Existem diversos tipos de caule. Alguns são grandes e robustos; outros são finos e rastejantes. Esse último tipo de caule é encontrado no morangueiro, por exemplo, e destaca-se por crescer de forma paralela ao chão e apresentar nós de onde podem surgir novos indivíduos. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse caule.
Os caules podem apresentar uma diversidade de formas. Por isso, eles são classificados em aéreos, subterrâneos e aquáticos. Caules aéreos. Os caules aéreos podem ser dos seguintes tipos: Tronco Os troncos podem apresentam várias ramificações. O tronco é um tipo de caule aéreo ereto, um dos mais comuns que existem.
São chamados de caules aquáticos aqueles que se desenvolvem dentro da água, como vitória-régia, aguapé, etc. As gavinhas são adaptações caulinares que servem para fixação das plantas trepadeiras. Ao encontrar um substrato adequado, a gavinha se prende e se enrola a ele.
Há três tipos de caules subterrâneos: ... Os bulbos são alimentos menores formados pelo caule, folhas e raízes. Exemplos de bulbos: o alho e a cebola.
Como saber se é necessário usar óculos?
Quando começa a contagem do aviso prévio indenizado?
Como saber se tem ou não ginecomastia?
Como são jogados os jogos de salão?
Quanto tempo dura firma aberta em cartório?
Quando o sangue sai nas fezes o que pode ser?
Qual o nome da faculdade para quem quer ser atriz?
Qual a origem do nome de Barbalha?
Como são classificadas as lesões corporais?
Porque a pele fica sensível e dolorida?
Como se constitui a poesia de Cecília Meireles?
Quando sei que preciso usar aparelho dentário?
Como usar o dosímetro de ruído?
Como saber se preciso de otoplastia?
O que é necessário para ser um cínico?
Como podem ser classificadas as funções da administração escolar de exemplos?