2 Principais Tipos e Classificação Os terraços podem ser classificados quanto à função que exercem, à largura da base ou faixa de terra movimentada, ao processo de construção, à forma do perfil do terreno e ao alinhamento (EMBRAPA, 2003).
Existem, assim, dois tipos de terraços, classificados conforme a capacidade de retenção ou não de água: o de armazenamento e o de drenagem. Os terraços de armazenamento, também chamados de terraços de infiltração ou de nível, são aqueles construídos para reter a água das chuvas, permitindo a sua infiltração no solo.
Terraço de base larga (amplitude da movimentação de solo para a construção de 6 m a 12 m). Terraço de base média (amplitude da movimentação de solo para a construção de 3 m a 6 m). Terraço de base estreita (amplitude da movimentação de solo para construção de até 3 m).
O espaçamento entre terraços é calculado de acordo com a capacidade de infiltração de água no solo, a resistência que o solo oferece à erosão e o uso e manejo do solo. Vale ressaltar que a metodologia de cálculo utilizada é a mesma para terraços em nível e para terraços em desnível.
Os terraços podem ser classificados de acordo com a sua função (em nível ou desnível), modo de construção, dimensões ou forma do perfil. ... b) Em nível ou de infiltração, cuja função é interceptar o escoamento superficial e retê-lo, para posterior infiltração no perfil do solo.
Ao fundo, observa-se o terraço em nível. ... Apresenta estrutura composta de um dique e um canal e tem a finalidade de reter e infiltrar, nos terraços em nível, ou escoar lentamente para áreas adjacentes, nos terraços em desnível ou com gradiente, as águas das chuvas.
Quanto à forma, os terraços podem ser do tipo comum ou patamar. O terraço do tipo comum, uma construção de terra em nível ou em desnível composta por um canal e um camalhão, é o mais utilizado e pode ser construído em terrenos de até 18% de declividade.
DIMENSIONAMENTO E IMPLANTAÇÃO Os terraços podem ser classificados em três tipos, terraços em nível, em desnível ou mistos. Cada um possui uma função especifica que deve ser estipulada antes da sua construção.
Partes Componentes de um Terraço. Os terraços têm a finalidade dereter e infiltrar, ou escoar lentamente, as águas provenientes da parcela do lançante imediatamente superior, de forma aminimizar o poder erosivo das enxurradas cortando o declive.
As principais características do terraceamento é o fato de ele demandar uma grande quantidade de mão de obra, exigir um elevado conhecimento técnico para a sua aplicação e não permitir um grande uso de maquinários em razão da dificuldade de acesso.
Os terraços de armazenamento, também chamados de terraços de infiltração ou de nível, são aqueles construídos para reter a água das chuvas, permitindo a sua infiltração no solo. É um modelo mais recomendado em solos de maior permeabilidade, como os latossolos, os solos arenosos e outros.
Porque não pode começar frase com pronome oblíquo?
O que é lesão intraepitelial escamosa de baixo grau displasia leve grau 1?
Como preencher uma procuração de guarda de menor?
Como tirar mancha de tinta de MDF?
Quem matou o filho de Cayden James em Arrow?
Quais são os nomes científicos?
Quanto de carbo tem 100g de macarrão?
Qual a consequência jurídica da aposentadoria por invalidez?
Quanto custa um traslado de corpo nacional?
Quando pode deserdar um filho?