Para 100gramas de banana teremos em torno de 358mg de potássio. E desta quantidade, apenas uma fração será de 40K, o potássio radioativo. São conhecidos ao todo 24 isótopos do potássio, e três deles ocorrem naturalmente: 39K (93.3% e estável), 40K (0.0117% e radioativo) and 41K (6.7% e estável).
Para sentirmos o efeito radiativo da fruta seria preciso consumir 10 milhões de bananas. [100 milímetros / rem) * (365 bananas / 3,6 millirems)]. Graças a radiação presente na fruta, o termo “banana equivalent dose” (BED) surgiu para entendermos melhor sobre a quantidade de radiação que uma pessoa pode ser exposta.
O cloreto de potássio é utilizado nas injeções letais para execuções nos Estados Unidos da América, uma vez que é capaz de ajudar a parar o coração. Se é apreciador de banana, seja moderado. Comer mais de seis bananas por dia pode ser fatal.
A castanha-do-pará é considerada um dos alimentos naturais que mais têm radiação no mundo, inclusive mais do que as bananas, com índices elevados de potássio-40 e de rádio-226. A radiação se deve ao solo em que as castanhas crescem (quando absorvem os elementos pelo sistema radicular).
Não é invulgar que se fale no "poder letal" do potássio acumulado nas bananas, e até há quem diga que comer mais de seis seguidas causa uma overdose mortífera. Cientistas explicam. Comer mais de seis bananas seguidas pode matar.
38 curiosidades que você vai gostar
A recomendação é consumir uma banana ao dia. E o ideal é ingerir pelo menos 3 unidades por semana para obter os benefícios da fruta.
Isso porque o excesso da fruta desacelera o trato gastrointestinal (o que pode ser sentido com prisão de ventre). Em casos extremos, você pode até mesmo correr o risco de toxicidade de potássio (embora este seja mais possível de acontecer em crianças). A recomendação é não comer mais do que duas bananas por semana.
A castanha-do-pará é considerada o alimento natural que possui mais radiação no mundo.
Banana, castanha do pará, cenoura, batata inglesa, carne, feijão e cerveja são alguns exemplos de alimentos que carregam, de forma natural, elementos radioativos. Não há como fugir, mas também não precisa se preocupar.
Como fazer um pedido de amor à Iemanjá?
O que é bom para bronquite em bebê?
Qual a diferença da 150 para 160?
Qual o tamanho da raiz de um pinheiro?
Quais acontecimentos históricos mais influenciaram a ciência moderna?
O que é uma substância artificial?
Quantos óvulos tem uma mulher de 30 anos?
Porque o nosso tempo não é o tempo de Deus?
Porque os irmãos não são geneticamente iguais?
Como saber se a ligação é polar ou apolar?
Como trabalhar com geometria nas séries iniciais?
Qual o melhor mandril 1 2 ou 3 8?
Quais são os tipos de radiações?
Qual o perigo da cobra jaracuçu?
Quando a depressão se torna crônica?