Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado.
42 curiosidades que você vai gostar
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm .
Utilizado em instalações industriais e residenciais de força e de luz, em circuitos de comandos e sinalizações. APLICAÇÃO: Recomendado para instalações em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações em construções residenciais, comerciais, industriais, etc.
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.
Bitola de 3 x 2,50 mm² M 180o 14136 x F IEC, também conhecido como C-14, ele é ideal para conexão de equipamentos em geral na rede elétrica 20A.
As tomadas residenciais são projetadas para suportar até 10 amperes, portanto a soma das correntes (amperes) dos aparelhos ligados a ela não pode ultrapassar este valor.
Podemos ainda concluir considerando este item que os circuitos mistos ou não dedicados não devem ultrapassar potências de 1200W em tensão de 127V (1200W de forma a arrendondar o circuito) e 2200W em tensão de 220V.
São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc. Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem.
Hoje em dia, o mais comum para residencias são cabos de 10mm, não tanto pelo fator das casas possuírem uma quantidade maior de eletrodomésticos mas por os chuveiros geralmente serem mais potentes, ou possuir mais de um chuveiro na residencia.
Afinal, para que serve o cabo flexível 2,5mm? Graças à sua facilidade no manuseio, o cabo flexível 2,5mm é recomendado para circuitos de tomadas simples (como secadores de cabelo, micro-ondas e chuveiros, por exemplo).
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor.
Condições da rede para TUG: Tomadas de uso geral devem ser dimensionadas com 600W no mínimo e caso o cômodo tenha mais que 3 tomadas você deve instalar 3 em 600w e as demais com 100w, bem como locais de pouco equipamento.
Carga mínima das tomadas de uso geral
Em banheiros, cozinhas, copas e áreas de serviço no mínimo 600VA por ponto de tomada, até 3 pontos e, para as excedentes 100VA; Nos demais pontos 100VA por ponto de tomada.
Subsolos, varandas, garagem, sótãos, ou cômodos com área menor ou igual a 6 m²: no mínimo 1 TUG. Banheiro com no mínimo uma TUG próximo ao lavatório. Estabelecer 100VA por TUG. Cômodos com área maior que 6 m²: no mínimo 1 TUG para cada 5 m ou fração de perímetro, igualmente espaçadas.
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Como usar o Photoshop cs5 para desenhar?
Qual a amperagem de um interruptor?
Quanto tempo é o tratamento com Oli Olá?
Tem como pagar com PayPal no Mercado Livre?
Como usar Pentabiotico veterinário?
Como usar o Padlet na sala de aula?
Quantos modos de vibração tem um pêndulo?
Como utilizar o Outlook no celular?
Como fazer capa de DVD no Nero Cover Designer?
Como são formados os lençóis de água subterrâneos?
Como usar óleo essencial para dor de cabeça?
Como instalar interfone líder coletivo?
Qual é o nome do primeiro oceano?