A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou dados nesta quarta-feira (22) que revelam que nada menos que 7 milhões de pessoas morrem precocemente a cada ano devido a poluição atmosférica.
RIO — Em média 7 milhões de pessoas morrem por ano devido à poluição do ar, aponta relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A OMS estima que, a cada ano, milhões de mortes são causadas pelos efeitos da poluição do ar, principalmente por doenças não transmissíveis. O ar puro deve ser um direito humano fundamental e uma condição necessária para sociedades saudáveis e produtivas.
Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.
O limite de material particulado no ar máximo aceitável, definido pela O.M.S, é de 80 microgramas de partículas por dia. No Brasil esse limite é o triplo, de 150 microgramas por dia. Um estudo da Universidade de São Paulo, mostra que aconteceram 36.194 mortes no Estado do Rio de Janeiro no período de 2006 a 2012.
31 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, as mortes em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos. Nesse período, o número de óbitos por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) passou de 38.782 em 2006 para 44.228 mortes em 2016.
Os parâmetros regulamentados pela legislação ambiental são os seguintes: partículas totais em suspensão (PTS), fumaça, partículas inaláveis (MP10 e MP2,5), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2) e chumbo (PB).
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
A exposição humana, em especial de crianças e idosos, a poluentes atmosféricos pode provocar impactos à saúde de acordo com a forma de exposição (aguda ou crônica), podendo gerar o agravamento de doenças pré-existentes e/ou o aumento do número de casos de doenças respiratórias, oculares e cardiovasculares.
Quanto vale 1.000 pontos Itaú?
Qual é o número atômico do ouro?
Quanto tempo dura preenchimento de mento?
Quem tem direito ao transporte público gratuito?
Como fazer uma notificação para morador?
O que são termos integrantes exemplos?
Qual é o CNAE de um supermercado?
Quais os objetivos da sociologia no Brasil?
Como remover cola instantânea de MDF?
O que é petróleo e gás natural?
Qual a função da coluna de distribuição?
Qual o efeito da recusa do exame de DNA?
Qual a causa morte Mila Moreira?
O que é portfólio no Instagram?