A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou dados nesta quarta-feira (22) que revelam que nada menos que 7 milhões de pessoas morrem precocemente a cada ano devido a poluição atmosférica.
RIO — Em média 7 milhões de pessoas morrem por ano devido à poluição do ar, aponta relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A OMS estima que, a cada ano, milhões de mortes são causadas pelos efeitos da poluição do ar, principalmente por doenças não transmissíveis. O ar puro deve ser um direito humano fundamental e uma condição necessária para sociedades saudáveis e produtivas.
Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.
O limite de material particulado no ar máximo aceitável, definido pela O.M.S, é de 80 microgramas de partículas por dia. No Brasil esse limite é o triplo, de 150 microgramas por dia. Um estudo da Universidade de São Paulo, mostra que aconteceram 36.194 mortes no Estado do Rio de Janeiro no período de 2006 a 2012.
31 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, as mortes em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos. Nesse período, o número de óbitos por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) passou de 38.782 em 2006 para 44.228 mortes em 2016.
Os parâmetros regulamentados pela legislação ambiental são os seguintes: partículas totais em suspensão (PTS), fumaça, partículas inaláveis (MP10 e MP2,5), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2) e chumbo (PB).
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
A exposição humana, em especial de crianças e idosos, a poluentes atmosféricos pode provocar impactos à saúde de acordo com a forma de exposição (aguda ou crônica), podendo gerar o agravamento de doenças pré-existentes e/ou o aumento do número de casos de doenças respiratórias, oculares e cardiovasculares.
Como funciona a compra e venda de criptomoedas?
Como saber se a pessoa está preparada para namorar?
Como funciona a compra de um imóvel nos Estados Unidos?
Qual é a diferença entre asma e bronquite?
Como funciona a compra de cobertura de cavalos?
O que significa nota A no Inmetro e Selo verde Conpet?
Quem tem HPV na garganta pode beijar?
Como saber se estou perdendo proteína na urina na gravidez?
Quantas sementes tem dentro de uma cabaça?
Quanto vale um pé de jabuticaba?
Quantos kg de semente de capim por alqueire?
Qual melhor tipo de vaso para horta?
Como plantar limão taiti a partir da fruta?
Como preparar o solo para plantar banana?
Como plantar um pé de uva em vaso?
Como plantar physalis em vaso?