Estima-se que ao longo do século XX a varíola tenha causado entre 300 e 500 milhões de mortes. Em 1967 ocorriam ainda 15 milhões de casos por ano. Em 1798, Edward Jenner descobriu que a vacinação era capaz de prevenir a varíola. Em 1967, a Organização Mundial de Saúde intensificou as medidas para erradicar a doença.
Em um livro publicado em 2009, Smallpox - The death of a disease (Varíola - A morte de uma doença), o epidemiologista norte-americano Donald Henderson (1928-2016), que comandou a campanha da OMS, estimou que a varíola deve ter causado a morte de 300 milhões a 500 milhões de pessoas no mundo ao longo do século XX.
O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem. Além do alto número de mortes, o vírus deixa sequelas como problemas de saúde mental, oftalmológicos, neurológicos e nas juntas.
No Brasil, o primeiro surto de varíola ocorreu em 1555, quando a doença foi introduzida no estado do Maranhão por colonos franceses. Em 1560, ocorreu uma epidemia relacionada ao tráfico de escravos africanos e em 1562-63, a doença foi trazida pelos próprios portugueses.
A varíola é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo vírus pertencente ao gênero Orthopoxvírus, que pode ser transmitido através de gotículas de saliva ou de espirro, por exemplo.
27 curiosidades que você vai gostar
Varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus. Provoca morte de até 30%. A infecção natural foi erradicada. A preocupação principal quanto a epidemias é o bioterrorismo.
Prevenção contra a varíola
Qualquer pessoa que tenha tido contato com alguém que desenvolveu uma infecção precisaria da vacina contra a varíola, que pode prevenir ou diminuir a gravidade da doença se administrada dentro de quatro dias após a exposição ao vírus causador da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a erradicação da varíola do planeta em 1980.
Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.
HÁ 40 ANOS, A VARÍOLA ERA ERRADICADA DO PLANETA. Um vírus que prejudicava a humanidade havia pelo menos 5 mil anos e foi responsável pela morte de 300 milhões de pessoas somente no século 20. Essa é a ficha corrida da varíola, moléstia que foi erradicada definitivamente do planeta em 1980.
O primeiro registro que se tem sobre uma doença data de 1350 antes de Cristo. É a lepra! No Brasil, também é chamada de hanseníase. Apesar de ser conhecida há tanto tempo, o tratamento só foi desenvolvido nos anos 80.
Gripe espanhola (1918)
Apesar de sua introdução pela Região Norte, foi no nordeste que a cólera se difundiu com toda a intensidade, concentrando 155.356 casos e 1.712 óbitos, o que corresponde a 92,15% dos casos e 84,17% dos óbitos registrados no país no período.
A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa. A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos.
Estima-se que a Peste Negra tenha matado entre 30% a 60% da população da Europa. No total, censos dos últimos anos estimam que a peste pode ter reduzido a população mundial de 475 milhões para 350–375 milhões no século XIV.
A diferença é que, na catapora, as vesículas estão em diferentes fases de desenvolvimento - algumas são pequenas e outras, maiores. Já no caso da varíola, as bolhas estão no mesmo estágio”, afirma Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde.
Há 225 anos, um experimento realizado pelo médico britânico Edward Jenner resultou na primeira vacina do mundo e contribuiu para a erradicação da varíola.
Vacinação voluntária após a revolta
Atualmente, a varíola é uma doença que ficou no passado. Desde 1980 ela é considerada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Doença erradicada com a vacinação no Brasil: Varíola
A varíola foi considerada erradicada no dia 8 de maio de 1980 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 14 de maio de 1796, o médico rural Edward Jenner realizou o experimento que introduziria o termo “vacina” ao dicionário da humanidade: o britânico inoculou em um garoto de 8 anos um líquido retirado da lesão de uma mulher que havia sido infectada pela “varíola bovina”.
A importância da vacinação
A vacinação é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas. O caso mais emblemático é o da varíola, primeira doença a receber uma vacina como a entendemos hoje.
A vacina contra a varíola contém o vírus vivo vaccínia, o qual é aparentado ao vírus da varíola e proporciona imunidade contra este.
A varíola tem sintomas parecidos com o da gripe, que em cerca de 12 dias evoluem para vômitos, náuseas e, no fim, infecção generalizada da pele, onde causa bolhas ou pústulas, que deixam grandes cicatrizes chamadas bexigas. Daí o nome, varius em latim significa manchado.
Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las1 – Doenças Cardiovasculares. ... 2 – Câncer. ... 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ... 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ... 5 – Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.
Como saber se tenho problema de dicção?
Quem foi o primeiro ator de teatro?
Como remover tinta do cabelo com vitamina C?
Como saber se você tomou Softban no Pokémon GO?
O que o capitalismo tem a ver com o consumismo?
Como tirar Cotao da escova de cabelo?
Como saber se tenho direito ao saldo complementar do FGTS?
Como o capim de pasto esgotado pode se recuperar?
Como desativar visibilidade de mídia no WhatsApp?
Como corrigir a umidade da areia no traço?
Porque o canudo faz mal ao meio ambiente?
Quem é o agente etiológico da leishmaniose?
Como o capitalismo destrói a natureza?
Como os astecas usavam o cacau?
Quando usar um autotransformador?