Nada menos do que 1,67 x 10²¹ moléculas, um número tão grande que, se escrito, ocuparia umas duas linhas da nossa matéria. Vamos aos cálculos: Um mol de água, que é a quantidade padrão usada pelos químicos, corresponde a 18 gramas e contém 6,0 moléculas.
A massa molar da molécula da água será calculada por unidade em grama, ao invés de usar a unidade em massa atômica. Hidrogênio: massa atômica de 1 unidade corresponde a 1g. H2O = 18 u corresponde a 1 molécula de água = 2 x 1g + 16g = 18g. Assim, a massa molar da água é de 18 g/mol.
Vamos usar o volume de uma gota d'água que é usado pela comunidade médica e científica. O volume médio aceito de uma gota de água é exatamente 0,05 mL (20 gotas por mililitro). Acontece que existem mais de 1,5 sextilhão de moléculas em uma gota de água e mais de 5 sextilhão de átomos por gota.
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água.
As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas.
H2O = 18 u corresponde a 1 molécula de água = 2 x 1g + 16g = 18g. Assim, a massa molar da água é de 18 g/mol.
Resposta: em 600 g de água existem 2.10²⁵ moléculas.
A molécula de água é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, formando um 'V' em um ângulo de 104,45º, com o oxigênio no vértice.
Informe aos alunos que a geometria da molécula de água é angular e não linear (o que deveria ser se levarmos em consideração apenas a quantidade de átomos que forma a molécula).
Molécula da Água. A molécula de água tem origem na ligação covalente (ligação que ocorre entre ametais, onde há compartilhamento de elétrons -para que os átomos se estabilizem-) entre o hidrogênio e o oxigênio. O hidrogênio possui 1 elétron na camada de valência -que se estabilizará com 2 elétrons-.
A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar e/ou dipolo. A água detém diversas propriedades essenciais para os seres vivos, provenientes de sua estrutura, além de possuir capacidade de deteriorar substâncias inorgânicas e orgânicas.
Ligação de hidrogênio entre duas moléculas de água Outra característica das ligações de hidrogênio é a rapidez com que elas se formam e são quebradas. A todo instante moléculas de água estão interagindo entre si, formando ligações de hidrogênio que duram de um a vinte picossegundos (1 ps = 10-12 s).
Como se chamam as veias que situam junto ao coração?
O que precisa para aprender fazer crochê?
Como é o comportamento dos elétrons?
Quais são os veículos de uso misto?
Como se comportar como uma verdadeira dama?
Como imprimir cartão postal em casa?
O que faz uma pessoa ficar paralítica?
Como funciona a mente de um disléxico?
Como pessoas com astigmatismo enxergam a luz?
Como é o nosso olhar sobre o outro?
Como se vestir aos 40 anos de idade?
Como pessoa física assina carteira de trabalho?
Qual a relação entre as mutações no DNA e as proteínas?
Como pode ser corrigida a presbiopia?
O que dizer para alguém que está com câncer?
Como melhorar a qualidade de uma impressão?
O que fazer quando se sente insegura no relacionamento?
Como o aquecimento global e as mudanças no clima podem resultar em extincao de espécies animais?