Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, possui 79 luas. Saturno, que está na liderança nesse quesito, tem 82 luas. Urano tem 27 e por último, Netuno tem 14 luas.
Famoso por seus anéis, Saturno tem massa 95 vezes maior que a da Terra e é o segundo maior astro a girar em torno do Sol. As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites.
Formado principalmente por gases e fluidos, Urano não possui uma superfície sólida como a Terra. Sua estrutura é composta, ainda, por sistemas de anéis que orbitam ao seu redor, os quais são menos brilhantes do que os de outros planetas, como Saturno. Ao todo, Urano possui 27 luas conhecidas.
Satélite natural: 82 no total, sendo 53 luas conhecidas e 29 a serem confirmadas.
Muito gelo e pedras espaciais
Outros, ao tamanho de uma casa. Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta. Cada um orbita com uma velocidade diferente.
38 curiosidades que você vai gostar
Terra: O Planeta Água.
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, possui 79 luas.
Em Urano já foram identificadas 27 luas. As luas são representadas com personagens das obras de William Shakespeare ou Alexander Pope. Portanto, as primeiras quatro são: Titania, Oberon, Ariel e Umbriel. Das 27 luas, podemos dizer que 26 foram encontradas entre 17878 e 1851.
Luas de Urano
Assim como os demais planetas do Sistema Solar, Urano possui um conjunto de satélites naturais, também chamados de luas. Na atualidade, são conhecidas 27 luas em Urano, sendo a última identificada em 1948, ela recebeu o nome de Miranda.
Urano: 27 luas
As maiores luas uranianas são Oberon e Titânia, e foram descobertas pelo astrônomo William Herschel em 1787. Ele também descobriu outras duas luas das maiores do planeta em questão, Ariel e Umbriel.
Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra. As luas, ou satélites naturais, são astros que circulam em torno de um planeta. Existem cerca de 160 no sistema solar – só em volta de Júpiter são 63!
Netuno: dono do título de ano mais longo do Sistema Solar, o planeta tem 60.190 dias no período, ou seja, quase 165 anos terrestres.
No nosso Sistema Solar, os planetas são divididos entre gasosos e rochosos. Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.
Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra. Em setembro de 2011, havia 375 objetos no Sistema Solar classificados como luas. Dentre esses, 169 orbitam planetas e 206 orbitam planetas anões e corpos menores.
Lua Crescente
A lua de hoje está 70,03% visível e está crescendo. Faltam 6 dias para a fase Lua Cheia.
Fases da lua: Outubro de 2021
No dia 20 de outubro, inicia-se a lua cheia que vai até o dia 28 de outubro, onde novamente inicia-se a lua minguante, que é a lua que estamos hoje.
Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos. Isso acontece porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.
A luz do Sol é muito importante para manter a vida no planeta Terra. Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz).
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
O sistema de anéis de Saturno foi dividido em sete grupos de anéis principais. Os astrônomos nomearam esses agrupamentos de anéis principais os anéis A, B, C, D, E, F e G. Os anéis não estão localizados em ordem alfabética porque foram nomeados na ordem de sua descoberta.
Júpiter possui um anel, descoberto em 1979. Ele é muito tênue, tem menos de 1 km de espessura e 6.500 km (é a diferença entre o seu raio interno e o externo) de largura. O anel é constituído de pequenas partículas de poucos mícrons de diâmetro.
Qual o melhor antibiótico para infecção intestinal?
Como Lygia Clark se descreve perante a arte?
Que idade pode tomar cefalexina?
Quais são as fórmulas dos ácidos?
Como se joga o jogo roleta Cassino?
Como jogar com seu amigo no Gartic?
O que significa o CH da homeopatia?
Quais são as principais características do estado de Goiás?
Para que serve o banho de Dama da Noite?
Como podemos definir um vetor exemplos?
Onde tirar a certidão simplificada?
Como podemos relacionar indústria cultural e meios de comunicação?
Em qual cartório registrar música?
Faz mal beber cerveja com sal?
Como podemos relacionar o movimento relativo com um sistema de referência?
Como usar cetoprofeno Injetavel?