Um dos grandes erros de quem quer facilitar as refeições com marmitas caseiras prontas, é congelar o arroz juntamente com o feijão. ... Claro que se você for consumir a comida em pouco tempo, não exigindo congelamento, você pode sim colocar o arroz com feijão.
Deixe marmitas prontas dentro do congelador
Além de congelar o feijão e os legumes separadamente, você sempre pode montar marmitas de comida e deixá-las congeladas para a passar a semana toda: dá para conservar potinhos com macarrão, molho, arroz, feijão, carne etc.
Arroz e feijão: coloque uma porção em um saquinho para freezer, tire todo o ar (existem aparelhos próprios para isso). Leve ao freezer.
Batata frita e macarrão estão nesse rol. No entanto, carnes em geral, purê de batatas, arroz, feijão, sopas e molhos para a massa estão liberados. Prefira congelar seus verdes já preparados. Um maço de couve cru colocado no freezer vai perder totalmente sua textura.
Arroz e feijão: 3 meses
Os dois grãos devem ser congelados frescos, logo após o cozimento. Nada de mandar para o freezer depois de um dia na geladeira. Separe o arroz e o feijão em pequenos potes, de porções individuais, para descongelar e consumir imediatamente.
33 curiosidades que você vai gostar
Congelamento do arroz
Divida a quantidade de arroz em pequenas porções e distribua em potes ou sacos plásticos, sem encher completamente, pois a água presente nos alimentos expande ao congelar. Por quanto tempo posso congelar arroz cozido? O arroz cozido tem validade de até 3 meses no freezer.
Arroz (3 meses)
8 ideias fáceis de receitas de marmita fit para congelarPurê de mandioquinha.Ratatouille de berinjela.Purê de mandioca.Escondidinho de abóbora com frango.Panqueca de beterraba.Estrogonofe light.Lasanha de berinjela.Espaguete de abobrinha com carne moída temperada.
Comida congelada: cardápioSegunda-feira: alface americana, repolho, patinho moído, purê de batata doce, feijão.Terça-feira: cenoura ralada, rúcula, frango grelhado, feijão.Quarta-feira: alface americana, abobrinha refogada, frango desfiado com molho de tomate caseiro, grão-de-bico.
Para congelar:Tempere o arroz com moderação, colocando menos sal do que o normal.Espalhe o arroz que for congelar em uma assadeira, formando uma camada fina. Deixe a assadeira na bancada ou na geladeira até que o arroz esfrie completamente.Coloque o arroz em sacos plásticos próprios para congelamento, espalhando bem.
Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata. Muito cuidado na hora de por os saquinhos ou potes no seu freezer.
Existem dois jeitos de você congelar o feijão: temperado e sem tempero nenhum. A segunda opção é sempre a mais indicada. Além de durar mais no congelador, o feijão ficará com um gosto, uma textura e um cheiro muito mais fresquinho ao ser descongelado. ... Com tempero, dura cerca de uma semana congelado.
Importante: deixe esfriar antes de guardar e não se esqueça de anotar a data na tampa - o feijão dura até 3 meses no freezer. Para descongelar, se você tem o hábito de se programar, é só deixar na geladeira da noite para o dia.
O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado.
As receitas de marmitas fitness a seguir poderão ser feitas com antecedência e deixadas no congelador por até 3 meses e no máximo 2 dias na geladeira normal. Isso significa que precisamos planejar o tempo de consumo das marmitas que serão consumidas antes e as que ficarão congeladas para uso posterior.
Como exemplo, serão utilizados os seguintes legumes: abóbora-cabotiá, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, repolho e vagem. Eles podem ser congelados por até seis meses.
Um ponto importante: a vantagem de congelar legumes e hortaliças é evitar desperdício. ... Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente).
Por ser tão consumido, uma das perguntas que recebemos é se existe também a possibilidade de congelar cenoura, e a resposta é: SIM! A cenoura já é por si só um vegetal que dura muito na geladeira.
O arroz pode ir direto pro freezer depois de esfriar. Na hora de descongelar, vale até usar até o microondas. ... A vantagem é congelar sem temperar _ele vai pro freezer só com o caldo do cozimento. Na hora de preparar, é só jogar na panela com um refogado fresquinho (cebola, alho e azeite).
Congelar alimentos pode ser uma opção saudável e econômica. ... Após cozinhar os alimentos como arroz e feijão, por exemplo, é importante resfriá-los em seguida na própria geladeira, em um recipiente sem tampa para evitar a formação de cristais de gelo ou após o cozimento colocá-los em uma bacia ou assadeira com gelo.
Um arroz que iria durar três dias se tivesse totalmente cozido, vai passar pra cinco a sete dias na geladeira. Não congele o arroz”, orienta. Se você organizar bem a geladeira, os alimentos ficam fresquinhos por mais tempo.
comida processada e pratos prontos: 3 a 4 meses. embutidos: de 1 a 2 meses. frango e aves: de 9 a 12 meses. frutas, legumes e vegetais: 5 a 6 meses.