Já foram realizadas 12 edições nacionais dos Jogos dos Povos Indígenas: Goiânia (GO) - 1996; Guaíra (PR) - 1999; Marabá (PA) - 2000; Campo Grande (MS) - 2001; Marapanim (PA) - 2002; Palmas (TO) - 2003; Porto Seguro (BA) - 2004; Fortaleza (CE) - 2005; Olinda (PE) - 2007; Paragominas (PA) - 2009, Porto Nacional (TO) - ...
Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento multiesportivo, criado em 1996 por meio de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. ... Inclusive houve delegações estrangeiras indígenas vindas do Canadá e da Guiana Francesa.
Os jogos dos povos Indígenas tiveram sua primeira edição de 16 a 20 de outubro de 1996 foi realizado na cidade de Goiânia Goiás. Tendo o apoio do Ministério Extraordinária do esporte. Segundo a FUNAI, participarão deste evento cerca de 29 etnias, aproximadamente 400 atletas.
20 realizou-se a primeira edição dos Jogos Mundiais dos povos Indígenas, reunindo delegações de 23 países diferentes, de 24 etnias, num total de 1,8 mil atletas disputando provas de arco e flecha, arremesso de arco, corrida de tora, cabo de guerra, lutas, futebol, entre outras.
Carlos Terena Sedel recebe Carlos Terena, idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas.
Nos próximos dias, entram em ação os atletas da natação, canoagem, atletismo, arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força, além de jogos demonstrativos típicos das diferentes etnias. ...
Entre os esportes que hoje fazem parte do programa dos Jogos Mundiais estão a orientação, punhobol, esqui aquático, patinação, boliche, squash, karatê, beisebol, o softbol, entre outros....
Jogos Mundiais | |
---|---|
Primeira edição | 1981 em Santa Clara, Estados Unidos |
Nascido de uma inciativa dos povos indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996, com o objetivo de cultivar os esportes praticados pelas diversas etnias brasileiras.
Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”.
Em 1996, o então Ministro dos Esportes, Pelé, aprovou a iniciativa e promoveu os Jogos dos Povos Indígenas, cuja primeira edição foi disputada em Goiânia. Nos XIII Jogos dos Povos, em 2013, em Cuiabá, autoridades indígenas de 17 países e índios de 48 aldeias brasileiras debateram a criação dos Jogos Mundiais Indígenas.
Jogos dos povos indígenas 1 Arco e Flecha: 2 Cabo de Guerra: 3 Canoagem: 4 Corrida com Tora: 5 Xikunahity: More ...
Na primeira edição dos jogos, a organização forneceu o equipamento para todos os participantes, fato que impediu bons rendimentos nessa prova. Porém, nas outras edições dos Jogos, permitiu-se que os índios utilizassem o seu próprio equipamento. Cada delegação pode inscrever dois participantes diferentes, cada um com direito a três tiros.
Isso porque, para os indígenas, a força física é de suma importância, dando o caráter de destaque e reconhecimento entre todos. Na preparação de seus guerreiros, os índios sempre procuraram meios de desenvolver e medir a coragem e os limites de sua capacidade na força física.
Qual o tamanho do Sapo-Martelo?
Qual o agente causador do pé de atleta?
O que é mais valioso o ouro ou o diamante?
O que responder a uma mensagem de amor?
Como referenciar artigo no texto?
Quem tem pedra na vesícula pode tomar suco de beterraba?
Quanto ganha um residente de Clínica Médica?
Qual foi a importância de Paulo Freire na educação de jovens e adultos?
É verdade que mãe solteira vai continuar recebendo 1200 em 2022?
Como fechar marca de piercing?
Qual a importância da matemática para uma maior consciência do ser enquanto cidadão?
Quem tem Alzheimer sente dor na cabeça?
Qual artigo para tráfico de drogas?