Os comedouros tubulares deverão ser mantidos na proporção de 40 aves/comedouro. Manter, a partir da 2ª semana, a base dos comedouros, na altura do peito das aves. Os comedouros automáticos são de uso mais prático, por facilitar o manejo de arraçoamento.
O cálculo do total dos bebedouros pendulares e comedouros tubulares a serem distribuídos no aviário, deverá ser feito em função do número de aves alojadas, sendo a proporção de um comedouro tubular para 40 aves e um bebedouro pendular para 80 aves.
Quanto aos bebedouros, é obrigatório 1 para cada 100 galinhas poedeiras (tipo pendular), 1 para cada 12 animais (tipo nipple) e 1,27 cm por ave (tipo calha).
BEBEDOUROS. Nos primeiros 10 dias são usados para os pintos caipira os bebedouros tipo copo de pressão, na quantidade de 01 para cada 60 pintinhos. Se o bebedouro for pendular (automático), usa-se 01 para cada 100 pintos caipira na fase inicial e de 01 para cada 80 frangos caipira na fase adulta.
- Nipple cinza: 12 - 14 aves por bico; - Nipple laranja: 10 - 12 aves por bico. Todos os componentes são desenvolvidos especialmente para a aplicação em avicultura.
30 curiosidades que você vai gostar
Os pendulares permanecerão na mesma proporção (um bebedouro para 80 pintos). A limpeza deve ser feita diariamente para evitar o acúmulo de ração, pó e excreções das aves no fundo dos bebedouros, garantindo a qualidade da água.
O comedouro tipo bandeja é utilizado nos primeiros dias de idade, na proporção de 6 para 500 pintos ou seja 80 pintos por comedouro. Os pintos, ao entrarem no comedouro para se alimentarem, sujam a ração, sendo necessário peneirá-la duas vezes por dia, retirando-se as fezes e partículas de cama.
Uma área de 1 metro quadrado será suficiente para 40 a 50 pintinhos.
Possuem uma capacidade mediana de aquecimento, sendo recomendados para aquecer entre 700 a 800 pintos.
Os equipamentos básicos para a atividade avícola, seja ela industrial ou sistema caipira, são os comedouros, bebedouros, campânulas, termômetros, ventiladores, bandejas de alimentação, círculos de proteção, balança e cortinas, afirma Dr.
Densidade
A densidade de galinhas poedeiras não pode ser maior do que 9 galinhas poedeiras por metro quadrado.
O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro.
A altura do pé direito do galinheiro deve ser de, no mínimo, 2,60m. As muretas laterais não poderão ultrapassar 0,50m de altura. As paredes da cabeceira e o fundo do galinheiro poderão ser substituídos por mureta e tela, conforme o clima da região.
Os comedouros definitivos podem ser do tipo tubular ou do tipo tuboflex. O comedouro tubular possui preços mais acessíveis e é mais prático, com capacidade para alimentar até 40 aves. É preciso ter cuidado com a disposição do comedouro tubular para facilitar o acesso das galinhas até a ração.
Quando a campânula estava regulada para 31 oC e 1,5 m da cama as aves deitaram sobre a cama e esticaram uma das asas e a perna correspondente e logo em seguida se retiravam. Observando esse comportamento a ave procurava se aquecer e logo em seguida se retirava para locais menos quentes ou procurava água e ração.
Os aquecedores chamados comumente de campânulas a gás possuem um queimador de gás convencional, onde o calor é transmitido às aves por condução e convecção. São instalados a pouca altura do chão e, consequentemente, das aves, o que ocasiona uma distribuição não uniforme da temperatura em seu raio de ação.
Certamente a temperatura da campânula está muito elevada. Neste caso recomenda-se elevar a altura da campânula ou reduzir a intensidade de calor. Mostra uma distribuição homogênea dos pintos dentro do círculo de proteção, o que demonstra conforto (bem estar para os pintos), no aquecimento.
Utilizar densidade de 7 aves/m² no galinheiro e de, no mínimo, 0,5 m²/ave nas áreas de piquetes.
O metro quadrado, simbolizado por m², é uma unidade de medida de tamanho reconhecida pelo Sistema Internacional de Unidades. A medida corresponde a um quadrado com um metro de comprimento em cada lado.
A água é o nutriente mais importante consumido pelas aves. Durante a sua vida um frango de 2,3 kg irá consumir aproximadamente oito litros de água e quatro quilos de alimento. Estudos demonstraram que o consumo diário de água pode ser estimado multiplicando a idade da ave por 5,9 mL de água (PESTI, 1985).
As aves foram submetidas a duas alturas de comedouro em dois períodos diferentes (28 – 35 dias de idade – comedouro alto (CAL): borda superior do comedouro a 20 cm do solo; comedouro baixo (CB): borda superior a 11 cm do solo; 36 a 42 dias de idade – CAL: borda superior a 25 cm do solo, CB: borda superior a 11 cm do ...
O uso de bebedouro tipo nipple possibilita o fornecimento de água com melhor qualidade microbiológica para as poedeiras e, conseqüentemente, favorece o desempenho das aves.
Como manter o cabeçalho fixo no Word?
Como padronizar a célula do Excel?
Como pagar IPVA atrasado a mais de 5 anos?
Como colocar música no Smartwatch?
Como pagar metade da prestação caixa?
O que fazer para diminuir a insuficiência cardíaca?
Como ouvir áudio no Instagram?
Como rezar o terço de dez contas?
Como os serviços industriais Diferenciam-se dos serviços de consumo?
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei significado?
Como funcionam os valores no AliExpress?
Como escrever tachado no canva?
Como usar fone de ouvido Bluetooth na TV?
Como escutar música no YouTube e mexer em outro aplicativo?
Como jogar a 90 FPS no BlueStacks?