Vossa Senhoria (V.S. ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex.
O que é Vossa senhoria:
Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais. Políticos, diretores, chefes e demais pessoas com cargos de prestígio são alguns exemplos em que o uso de “vossa senhoria” é adequado.
Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.
A abreviação de Vossa Excelência é V. Ex. ª.
para tratar os reitores. A invocação, neste caso, pode ser simplesmente Senhor Reitor, ou então o tradicional Magnífico Reitor. Como todo profissional da área jurídica bem sabe, o tratamento a juízes e desembargadores continua sendo Vossa Excelência. Aceitam-se, porém, dois vocativos: Meritíssimo Juiz ou Senhor Juiz.
16 curiosidades que você vai gostar
Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.General. Sua/Vossa Excelência.Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.Major. Sua/Vossa Senhoria.Marechal. Sua/Vossa Excelência.Ministro. Sua/Vossa Excelência.
ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).
3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.
Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”. É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão “senhor juiz”, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.
Todos nós aprendemos na escola que não ocorre crase antes de pronomes de tratamento. O certo é: "Referia-se a Vossa Excelência".
Autoridade de senhor. 2. Território que estava sujeito a essa autoridade.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.
1 seu, dela, da senhora, de você, dele, do senhor, deles, delas, de vocês, dos senhores, das senhoras, vosso, vossos, vossas.
Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.
Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo.
A petição inicial deve ser endereçada agora ao Juízo e não mais ao Juiz ou Tribunal como era no código revogado. Assim o endereçamento ao invés, por exemplo, de ser: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG.
Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei. Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE.
Forma de tratamento destinada a pessoas nobres ou ilustres, e em geral dada às pessoas consideradas de alta categoria social (ex.: Sua Excelência mandou avisar que chegará com algum atraso) [Abreviatura: Ex. ª].
7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.
3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.
VI. Como se dirigir aos Governadores e PrefeitosA carta começa com: Vossa Excelência.No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.
O que fazer para ser uma pessoa resiliência?
O que são técnicas de seleção de pessoal?
Como medir febre com termômetro digital de testa?
O que faz uma consultoria de recursos humanos?
Qual versículo fala sobre filhos?
Como curtir mensagem no Direct no Instagram?
Como conduzir uma consultoria?
Como escrever Homenagem Postuma?
Como fazer uma fórmula dentro da outra?
Como utilizar o Prompt de Comando como administrador?
Como era a vida no tempo em que o Brasil esteve sob uma Ditadura Militar entre 1964 e 1985?
Onde comprar termômetro infravermelho G-Tech?
Como que se escreve BTS em inglês?