O pronome relativo onde, segundo a norma culta, só pode ser usado quando se refere a lugares físicos, olhe o exemplo: A escola onde estudo será reformada. Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
Mas tome cuidado, pois “a onde” separado, não existe. Então se você estiver em dúvida sobre usar a onde ou aonde, é só lembrar de como essa palavra é formada. E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos.
ONDE é um pronome relativo e serve para ligar uma oração principal a uma subordinada adjetiva ao mesmo tempo que substitui um termo da oração principal, evitando a repetição. uma vez que, nessa frase, o pronome está retomando entrevista, que não é um lugar!!! Isso posto, vamos à distinção entre ONDE e AONDE!
Para começo de conversa, as duas formas estão corretas, porém, cada uma delas deve ser usada em situações distintas. Gramaticalmente, ambas fazem parte da classe dos advérbios, o que significa que “onde” e “aonde” servem para acompanhar e modificar um verbo. Sabendo disso, vamos entender como usar cada uma delas corretamente:
Quando usar “onde” e quando usar “aonde”? A diferença entre essas duas palavras vai um pouco além da presença da letrinha “a” no começo de uma delas. Mas, vamos por partes. Para começo de conversa, as duas formas estão corretas, porém, cada uma delas deve ser usada em situações distintas.
Na dúvida, em casos como esse, o melhor é substituir pela expressão “ao lugar em que” e então a frase ficaria: “Vou ao lugar em que você está”. – Evite usar “onde” quando não estiver falando de um espaço físico. Nessas situações, substitua “onde” por “em que”.
Mas, vamos por partes. Para começo de conversa, as duas formas estão corretas, porém, cada uma delas deve ser usada em situações distintas. Gramaticalmente, ambas fazem parte da classe dos advérbios, o que significa que “onde” e “aonde” servem para acompanhar e modificar um verbo.
Como a dor é transmitida da periferia até o sistema nervoso central?
Como saber qual a melhor baqueta para usar?
Como saber se você não gosta mais de uma pessoa?
Como saber se ele quer terminar?
Quando o casamento está no fim?
O que fazer para parar a diarreia de um bebê?
Como fazer o login do aplicativo Meu vivo?
O que é o cavalo de um caminhão?
Como liberar os carros da garagem GTA V?
Qual faculdade para quem gosta de ler?
Por que o Recém-nascido fica vermelho?
Qual o nome da enzima responsável pela degradação?
Como chama a namorada do Bambi?
Como interpretar valor F ANOVA?