Lajes alveolares são de aplicação comum em shopping centers, hipermercados, escolas ou estacionamentos – e outras estruturas que requeiram grandes vãos. Constituem um tipo de cobertura composta de painéis de concreto com alvéolos longitudinais, de dimensões pré-definidas em projeto, sem a necessidade de escoramentos.
Esse tipo de laje é recomendado para obras onde é preciso evitar escoramentos e que deve haver rapidez na entrega do projeto com um bom custo. Para sobrecargas também é uma excelente opção para qualquer vão de laje, já que atinge vãos de até 20m e grandes sobrecargas.
A Laje Alveolar é constituída de painéis de concreto protendido que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso da peça.
A montagem das Lajes Alveolares é muito simples: utiliza-se, geralmente, apenas um guindaste ou grua, o que reduz a mão de obra. Os painéis são transportados e instalados por profissionais especializados, de acordo com as orientações do departamento técnico da LAJEAL.
O custo composto em áreas maiores em relação a PROTENDIDA é por vezes maior. Em resumo, nos casos de vãos até 10 metros com sobrecargas de até 600 kgf/m2 em áreas maiores que 100 m2 para obras localizadas em um raio de até 250 km da fábrica a LAJE PROTENDIDA será a opção mais econômica.
41 curiosidades que você vai gostar
A manta asfáltica é o sistema mais utilizado para impermeabilizar lajes de estacionamento. Esse é um produto que, no geral, não possui resistência mecânica e por essa razão ela precisa ser revestida, neste caso com contrapiso e piso.
De acordo com a NBR6118:2003 Lajes lisas são lajes apoiadas diretamente em pilares sem a necessidade de vigas. Quando na região dos pilares, por motivo de concentrações de esforços, as lajes lisas apresentam umas regiões de reforço, que se denominada capitel, elas ganham o nome de laje cogumelo.
Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
Os alvéolos são estruturas saculiformes que apresentam paredes delgadas formadas por uma camada de tecido epitelial que se apoia em um tecido conjuntivo, o qual apresenta uma grande quantidade de capilares sanguíneos. A parede alveolar é comum a dois alvéolos adjacentes, formando o que chamamos de septo interalveolar.
Painéis alveolares são elementos feitos de concreto pré-fabricado utilizados na construção civil e áreas relacionadas. Sua aplicação é exclusiva para edificações de grande escala. As seções transversais de altura regular e os alvéolos longitudinais são capazes de reduzir significativamente o peso da peça.
Tipos de lajesOs principais tipos de lajes utilizados são a laje maciça, laje cogumelo, laje nervurada, laje treliçada e laje alveolar.A solução clássica em lajes é o tipo maciça. ... As lajes nervuradas são conjuntos de vigas “T”, podendo haver nervuras em uma ou duas direções.
Lajes alveolares
Compostas por painéis protendidos de grandes dimensões, permitem vencer grandes vãos, indicadas a projetos de grande porte.
O vão máximo recomendado, na direção das faixas, é de 13,00 m. As espessuras mínimas e as esbeltezes devem ficar limitadas aos valores estipulados para os tipos de lajes mostrados anteriormente.
A determinação do tipo de protensão de determinada estrutura em concreto protendido é feita de acordo com a Tabela 4 (Tabela 13.4 da NBR 6118), já mencionada na seção N. O principal objetivo dessa classificação é a divisão das estruturas quanto ao controle da fissuração.
No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.
As lajes nervuradas são usadas quando se busca atender a maiores vãos nas estruturas. Isso não significa que somente são recomendadas para grandes construções, podendo serem também utilizadas em edificações residenciais multifamiliares ou escritórios.
5cm para lajes de cobertura não em balanço; • 7cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; • 10cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30kN; • 12cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30kN; • 15cm para lajes com protensão.
Lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares sem capitéis, enquanto lajes lisas são apoiadas diretamente nas vigas.
Laje maciça ou moldada na obra
Após a secagem total, a estrutura de madeira é retirada. A vantagem deste tipo de preenchimento é que torna-se mais resistente e menos suscetível a tricas e fissuras, já que o concreto seco vira um bloco único e contrai uniformemente.
Laje Nervurada – Os espaços entre as nervuras dessa laje podem ficar vazios ou receberem material inerte, como bloco cerâmico, concreto celular ou EPS. Acaba sendo um tipo de laje mais econômica com relação ao material a ser utilizado.
Os melhores impermeabilizantes para laje são a manta asfáltica e a manta líquida. “A manta asfáltica é a mais antiga e a mais tradicional solução do mercado e, antigamente, era a única utilizada na impermeabilização”, afirma Marcos Nakashima. “A manta líquida surgiu posteriormente, e veio para facilitar a aplicação.”
A aplicação da argamassa polimérica é feita com uma brocha ou trincha. A massa deve ser aplicada em demãos cruzadas. A atenção nesta etapa é para garantir que a massa seja aplicada de maneira uniforme, de forma que não haja pontos heterogêneos na superfície impermeabilizada.
Para impermeabilização destas lajes use manta líquida branca quartzolit (para lajes sem tráfego) ou super manta líquida quartzolit (para lajes com tráfego). Antes da aplicação dos produtos, faça a preparação da base, realize o caimento adequado, direcionado aos pontos de escoamento.
Como achar alguém do Tinder no Instagram 2020?
Como pesquisar uma palavra no Opera?
Como atualizar dados cadastrais no Sicaf?
Qual o motivo de queima de capacitor de um ar condicionado?
Como devemos testar um diodo a junção utilizando um Ohmimetro?
Como testar fusível de porcelana?
Como fazer teste de amortecedor?
Como que eu sei que o meu bebê vai ficar com os olhos claros?
Como saber se um circuito integrado está com defeito?
Como deve ser o sinal adequado de disparo de um SCR Porquê?
Como testar um capacitor de motor elétrico?