Quando usar integral de linha?

Pergunta de Valentim André de Anjos em 01-06-2022
(10 votos)

Na Termodinâmica, uma integral de linha é utilizada, por exemplo, para calcular o trabalho e o calor desenvolvido numa transformação qualquer. Nesta seção iremos introduzir o conceito de integração ao longo de uma curva C.

Qual a finalidade de uma integral de linha?

As integrais de linha tem papel importante tanto do ponto de vista teórico como prático. Suas aplicações incluem: trabalho, energia potencial, fluxo de calor, mudança de entropia e muitas outras situações em que o comportamento de um campo vetorial ou campo escalar é estudado ao longo de uma curva.


Como calcular trabalho com integral de linha?

Integrais de linha são úteis em física para calcular o trabalho realizado por uma força em um objeto em movimento. Se você parametrizar a curva de forma que mova na direção oposta a medida que t aumenta, o valor da integral de linha é multiplicado por −1 .

Quando usar o teorema de Green?

Cuidado: o teorema de Green só se aplica a curvas que estejam no sentido anti-horário. Se você estiver integrando ao longo da curva no sentido horário e deseja aplicar o teorema de Green, deverá inverter o sinal do seu resultado em algum momento.

O que diz o teorema fundamental das integrais de linha?

Em resumo, o teorema afirma que a integral de linha do gradiente de uma função f nos dá a variação total no valor de f do início ao fim da curva.

INTEGRAL DE LINHA


15 curiosidades que você vai gostar

O que é o teorema fundamental do Cálculo?

O teorema fundamental do cálculo (TFC) estabelece uma relação entre os conceitos de derivada e integral. Em termos práticos, ele fornece um método muito poderoso para calcular integrais sem recorrer a definição como limite de um somatório. O TFC também leva naturalmente a noção de integral indefinida.

Para que serve o teorema de Gauss?

O teorema do divergente, também chamado teorema de Gauss, estabelece uma relação entre a integral (derivada) do divergente de um campo vetorial F sobre uma região com a integral de F sobre a fronteira da região.

Quais são as hipóteses do teorema de Green?

O teorema de Green estabelece uma relação entre uma integral de linha sobre uma curva fechada simples C e uma integral dupla na região D delimitada por C. (Figura extraída do livro de James Stewart, Calculus, 5 edição.) Orientação positiva significa que a região fica a esquerda ao percorrermos a curva.

Quando usar o teorema de Stokes?

ResumoO teorema de stokes pode ser usado para transformar integrais de superfície, através de um campo vetorial, em integrais de linha.Isso só funciona se você puder expressar o campo vetorial original como o rotacional de algum outro campo vetorial.

Como calcular o teorema de Green?

Use o Teorema de Green para calcular ∫CF⋅dr, onde F(x,y)=(2x+y)i+(3x−y)j, C é uma curva fechada, simples, C1 por partes, orientada no sentido positivo, cuja imagem é a fronteira de um compacto B com área α. (Verifique a orientação da curva antes de aplicar o Teorema.) 2×(Área de B).

Como calcular o trabalho de um campo vetorial?

Tais integrais são usadas, por exemplo, para determinar o trabalho exercido ao mover uma partícula ao longo de uma curva lisa C. F(r(t)) · r (t)dt. Lembre-se que: ▶ F(r(t)) = F(x(t),y(t)) para campos vetoriais em R2 e ▶ F(r(t)) = F(x(t),y(t),z(t)) para campos vetoriais em R3.

Como calcular a integral de superfície?

Uma superfície S dada por z = g(x,y) pode ser escrita como r(x,y) = xi + yj + g(x,y)k. Desse modo, rx = i + gx k e ry = j + gy k. f(x,y,z)dS.

Quais são os tipos de integrais?

Uma integral definida pode ser própria ou imprópria, convergente ou divergente.

Quem criou a integral de linha?

O Cálculo diferencial e Integral se desenvolveu com os estudos de Isaac Newton (1643- 1727) e Gottfried Leibniz (1646- 1716) que deram origem aos fundamentos mais importantes do Cálculo: as derivadas e as integrais. Seguindo a linha do trabalho, será feita a abordagem das Integrais – Integral de Linha.

Em qual situação se usa o cálculo da integral para calcular o trabalho realizado por uma força?

No caso em que várias forças agem sobre um corpo, determinamos o trabalho realizado pelas forças fazendo a soma de todos os trabalhos realizados por cada uma dessas forças. Nessa situação, podemos encontrar duas maneiras diferentes de realizar o cálculo do trabalho realizado.

Quais são as aplicações do teorema de Green e Stokes na física?

O teorema de green é um ferramenta da matemática utilizada para o cálculo de áreas de figuras planas limitadas e fechada; Além disso seu principio é utilizado para formulação de outros teoremas como por exemplo o teorema de Stokes e Gauss, suas aplicações são extensas e extremamente úteis nas áreas da física, química, ...

O que é o rotacional de um campo vetorial?

Resumo. O rotacional é um operador que, a partir de uma função que representa um campo vetorial tridimensional, gera uma nova função que representa um campo vetorial tridimensional diferente.

O que é divergente e rotacional?

Tanto o rotacional como o divergente são operações essenciais nas aplicações de cálculo vetorial em mecânica dos fluidos, eletricidade e magnetismo, entre outras áreas. Em termos gerais, o rotacional e o divergente lembram a derivada mas produzem, respectivamente, um campo vetorial e um campo escalar.

Quando usar o teste da divergência?

Então, como usar esse teste? Vamos usar esse teorema da seguinte forma: calculamos o limite e se ele der diferente de zero podemos afirmar que a série diverge. Caso o limite dê zero, nada podemos afirmar (a série pode ou não convergir).

Como surgiu a Lei de Gauss?

A lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo do campo elétrico através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. ... Foi elaborada por Carl Friedrich Gauss em 1835, porém só foi publicada após 1867.

Como se calcula o volume de uma esfera?

A fórmula para o volume de uma esfera é V = 4/3 πr³. Veja-a sendo usada em um exemplo em que temos o diâmetro da esfera.

O que é o teorema fundamental da álgebra?

Em matemática, o teorema fundamental da Álgebra afirma que qualquer polinômio p(z) com coeficientes complexos de uma variável e de grau ≥ 1 tem alguma raiz complexa.

O que é o teorema fundamental da semelhança?

O teorema fundamental da semelhança é o teorema de Tales aplicado em um triângulo qualquer, o que gera um caso interessante de semelhança. Dois triângulos são semelhantes quando seus lados correspondentes são proporcionais e seus ângulos, em ordem, são congruentes.



Outras questões

Quando a distância esfria o relacionamento?

Quem são os recrutas do exército?

Como o DIU de cobre age?

O que afirma a Constituição Federal de 1988 sobre o estado democrático?

O que o Facebook oferece?

O que ensina o Evangelho de João?

Como um Estado se sustenta?

Quais são os sintomas de rompimento do ligamento do tornozelo?

Quais são as maiores críticas em relação ao FMI?

Como saber se eu quebrei o dedo mindinho do pé?

Como superar a perda de dinheiro?

O que é bom para desinchar os olhos de choro?

Como saber se quebrei o maxilar?

Qual a melhor forma de atualizar drivers?

Qual a principal característica do FGC?

Quanto tempo antes a empresa deve avisar as férias coletivas?

Qual matéria Dumbledore lecionava em Hogwarts?

O que devo saber antes de colocar implante de silicone?

Porque Barão de Coubertin?

Como é feito o diagnóstico da osteoporose?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com