Sapatas (a qual nós te ajudamos a dimensionar corretamente), blocos e radiers são bom exemplos de uma fundação direta. Este tipo de fundação é geralmente bastante utilizada em obras de menor porte, como casas simples de até dois andares, que não demandam muito esforço em suas fundações.
Em casas com até dois pavimentos é comum utilizarmos as fundações diretas ou rasas devido ao seu custo benefício. As fundações rasas transmitem as cargas diretamente para o solo por suas bases. Possuem profundidade igual ou inferior a 3 metros. Geralmente as escavações deste tipo de fundação são feitas manualmente.
*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. · FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
Na fundação direta a carga é transmitida ao terreno, predominante pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação e a profundidade de assentamento é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação (é o caso das sapatas, blocos, radier, baldrames, etc), enquanto na fundação indireta a carga ...
26 curiosidades que você vai gostar
As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.
Os seus principais exemplos são as estacas hélices, a estaca escavada e a estaca premoldada de concreto ou aço. Leia este conteúdo e descubra quais são os tipos de sapatas de fundação e qual é a mais adequada para os seus projetos!
A fundação indireta é empregada quando os solos próximos à superfície do terreno apresentam baixa capacidade de carga e/ou alta compressibilidade, não permitindo o uso de fundações rasas (ou diretas).
...
Enquadram-se neste tipo de fundação;Estacas;Tubulões;Caixões.
Fundação profunda ou indireta
Este tipo de fundação pode transmitir a carga através de das regiões: base e/ou superfície lateral. Geralmente é utilizada em em obras em que os solos superficiais são pouco competentes ou quando se têm carregamentos horizontais muito grandes quando comparados ao carregamento vertical.
Tipos de fundações superficiaisSapata. São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. ... Viga Baldrame. ... Estacas. ... Caixões. ... Tubulações.
Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:Estacas de fundação;Estacas de deslocamento;Estacas pré-moldadas de concreto;Estacas metálicas;Estacas de madeira;Tubulões.
Uma fundação direta contínua, ou rasa contínua, é um tipo de fundação direta onde existe continuidade entre os elementos constituintes da estrutura da fundação (um baldrame, por exemplo) ou quando toda a fundação é constituída por um único elemento consolidado (um radier, por exemplo).
Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.
Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.
A estaca franki (que suporta cargas entre 500 a 1700 KN) é indicada para quando a camada resistente é localizada em profundidades que sejam variáveis, e no caso de terrenos que possuam pedregulhos ou matacões pequenos e relativamente dispersos.
A sapata isolada é indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena.
As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.
Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? ... BLOCOS Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.
Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.Natureza e características do subsolo no local da obra.Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.
Dentro da construção civil temos diversos elementos estruturais, dentre eles podemos destacar as fundações, que tem como função à transmissão de cargas presentes na estrutura, para o solo de apoio. Com isso as fundações devem suportar as cargas e tensões que são causadas pelos esforços solicitantes.
Quais são os tipos de sapata usadas em fundações?Sapata isolada. Essa sapata de concreto é a mais usada em construções (e também a mais simples). ... Sapata corrida. A sapata corrida é usada para suportar o peso de elementos contínuos que têm cargas distribuídas de forma linear. ... Sapata associada.
Quais os principais tipos de sapata e suas indicações?Sapata isolada. É um dos tipos de sapata mais simples e mais usados na construção. ... Sapata corrida. ... Sapata associada. ... Sapata de divisa ou Sapata Alavancada. ... Referências bibliográficas:
A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.
Diferenças entre fundações rasas e profundas
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Qual a diferença entre protetor solar fator 30 e 50?
O que é e como funciona um encoder?
Como tratar tendinite Calcaria?
Como calcular o INCC do saldo devedor?
Como fixar a largura das colunas no Excel?
Como funciona o Programa de financiamento estudantil?
O que é o estrangeirismo na língua portuguesa?
Como os empregados devem se relacionar?
Como funciona o circuito multiplicador de tensão?
Qual foi a contribuição dos gregos para o desenvolvimento da Geografia?
Como funciona o financiamento do banco Santander?
Qual a forma que os gregos praticavam os exercícios?
Tem como ganhar dinheiro no TikTok?
O que os gregos construíram na arquitetura?