Uso obrigatório da crase
Ouça em voz altaPausarNota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Ouça em voz altaPausarA crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
Ouça em voz altaPausarCrase é a fusão de duas vogais iguais, é a contração de dois “aa”. Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”.
Ouça em voz altaPausarDevemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Ouça em voz altaPausarUsamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Ouça em voz altaPausarA partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Ouça em voz altaPausarNa indicação de dias e meses, não use zero à esquerda: 26-3-2007. Na indicação do ano, não use ponto entre as casas do milhar e da centena: 1999. Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000.
Ouça em voz altaPausarA "Crase" ocorre quando há a fusão da preposição a com: 1) o artigo feminino definido a (ou as): Fomos à cidade e assistimos às festas.
Isso porque as locuções “à moda de” e “à maneira de” exigem, sempre, o uso da crase, mas, muitas vezes, podem estar ocultas na frase. E aí, você deve usar o acento, ainda que, na sequência, venha um substantivo masculino.
Crase é o resultado da união dos sons de duas vogais idênticas. Na fala, ela significa apenas uma emissão de som. Na escrita, é marcada pelo uso do acento grave [ ` ] na vogal [ à ].
Com origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
I está errado, pois a crase deveria ter sido usada (em relação à renda familiar), uma vez que existe a repetição de "a" com função de preposição (em relação a alguma coisa) e "a" com função de vogal ( a renda familiar). d) CORRETA. O segundo período está correto, porque "desde" é preposição.
Como atualizar o Adobe Flash Player Windows 10?
Como endossar um cheque a terceiros?
Como cadastrar Jovem Aprendiz?
Como criar um formulário de cadastro?
Como preencher carne INSS autônomo 2021?
Porque não consigo tirar antecedentes criminais pela internet?
Como preencher um cheque 2020?
Como sugar a internet de uma rede?
Como preencher um cheque de 1.400 reais?
Como pagar Netflix com QR Code?