Uso obrigatório da crase
Ouça em voz altaPausarNota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Ouça em voz altaPausarA crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
Ouça em voz altaPausarCrase é a fusão de duas vogais iguais, é a contração de dois “aa”. Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”.
Ouça em voz altaPausarDevemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Ouça em voz altaPausarUsamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Ouça em voz altaPausarA partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Ouça em voz altaPausarNa indicação de dias e meses, não use zero à esquerda: 26-3-2007. Na indicação do ano, não use ponto entre as casas do milhar e da centena: 1999. Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000.
Ouça em voz altaPausarA "Crase" ocorre quando há a fusão da preposição a com: 1) o artigo feminino definido a (ou as): Fomos à cidade e assistimos às festas.
Isso porque as locuções “à moda de” e “à maneira de” exigem, sempre, o uso da crase, mas, muitas vezes, podem estar ocultas na frase. E aí, você deve usar o acento, ainda que, na sequência, venha um substantivo masculino.
Crase é o resultado da união dos sons de duas vogais idênticas. Na fala, ela significa apenas uma emissão de som. Na escrita, é marcada pelo uso do acento grave [ ` ] na vogal [ à ].
Com origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
I está errado, pois a crase deveria ter sido usada (em relação à renda familiar), uma vez que existe a repetição de "a" com função de preposição (em relação a alguma coisa) e "a" com função de vogal ( a renda familiar). d) CORRETA. O segundo período está correto, porque "desde" é preposição.
Quanto um medico ganha em portugal?
A sinalização de indicação tem por finalidade?
O que os indicadores sociais avaliam?
Como identificar um psicopata livro?
Quais são os apps que posso desativar no Android?
Quais são as maiores biodiversidades do mundo?
Qual era a teoria desenvolvida por São Tomás de Aquino para explicar a existência de Deus?
Faz mal comer comida esquentada no micro?
O que faz um motorista socorrista do Samu?
Como funciona a aplicação da pena de multa?
Qual a diferença entre ativador de cachos e gelatina?