Em situações de numerais, a crase só acontece quando o artigo “a” antecede os números, ou caso esteja contraída em alguma preposição. Observe: A leitura vai da página 15 à 30. ( O “a” está contraído no “da”, logo existe crase).
Quando usar a crase?Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.Portanto:Atenção! ... Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.Resolução.
Havendo a ocorrência de crase, deve se usar o acento grave.
O horário de atendimento é das 9 [horas] às 18 [horas]. Retornarei às 15 [horas]. Neste caso, para uma hora definida (não incluindo aqui durou três horas, por exemplo), usa-se o artigo definido e portanto há crase quando a preposição é a.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
39 curiosidades que você vai gostar
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Não há nenhuma exceção, sempre que escrevemos datas, não há crase. Portanto, a regra é a mesma das preposições que acompanham as horas sem crase: As inscrições para a Quadrilha da festa junina ocorrem até dia 18/06/2010. Não houve solicitação após o dia 30/04/2010.
Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.
a) É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b) Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.
Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
Antes de pronomes possessivos
O uso do acento grave indicativo de crase é facultativo porque o uso do artigo definido a é também facultativo: Diga à minha mãe que chegarei tarde.
Vale ressaltar que, ao fazer uma referência de site na ABNT, a data deve ser no formato dia (representado por dois números), mês (as três primeiras letras do mês abreviadas) e ano (quatro números). O único mês escrito inteiramente por extenso é o mês de maio.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/02. – O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02.
...
Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:com traço: 28-12-1945.com barra: 12/11/2002.com ponto: 21.10.2004.
A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.
O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.
A expressão tanto quanto introduz uma informação nova e adicional que pode ser retirada da oração principal, sem que haja alteração do seu sentido e estrutura:Joana sabia a resposta correta.A mãe concordou em castigar o filho.Meu filho adora comer lasanha.Eu saí prejudicado no sorteio dos resultados.
Graficamente representado por um traço oblíquo para a esquerda, o acento grave é colocado apenas sobre a vogal a, indicando que há crase, ou seja, que ocorre a contração da preposição a com outra palavra. É usado em poucas palavras: à (a + a); às (a + as);
Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo? a) Minhas idéias são semelhantes às suas. b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz c) Dei um presente à Mariana. (X) d) Fizemos alusão à mesma teoria.
Geralmente, são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Por isso, são decretadas como ponto facultativo, o que significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. Exemplos: O garoto foi jantar na casa dos pais.
No Brasil, na linguagem oral, informal, o emprego do artigo antes de antropônimo ("nome próprio de pessoa") varia de região para região. No Nordeste, por exemplo, não há artigo. Lá, as pessoas vão votar "em Dilma" ou "em Serra" (ou em nenhum dos dois).
Quanto tempo o ácido glicólico faz efeito?
Como passar do discurso direto para indireto?
Qual verniz usar para MDF cru?
Como dar os sentimentos a um amigo?
Como fazer a pasteurização do leite?
O que é patrocinar uma pessoa?
Quando um vetor é passado como argumento para uma função?
Como assistir filme do drive na TV?
Como patrocinar projetos Lei Rouanet?
Como mudar o formato de impressão?
Como mudar para terceira pessoa no Call of Duty Mobile?
Como colocar medidas com vírgula no AutoCAD?