Em resumo, devemos usar a tubulação de ventilação de esgoto para impedir que os gases provenientes do esgoto migrem para ambientes internos da residência. Eles migram porque, sem ventilação, desaparece aquela água que existe em bacia sanitária, caixa sifonada e tubo extensível.
O tubo de ventilação do esgoto exerce a função de irradiar para a atmosfera os gases contidos no interior das tubulações. Ele também permite a entrada de ar nessas conexões, fazendo uma troca constante e aliviando a pressão causada pelos gases de esgoto.
Muita gente não se atenta a isso, mas a tubulação de ventilação (ou coluna de ventilação) deve se estender até 30cm acima da cobertura ou telhado e deve possuir abertura para permitir a passagem de ar.
Coluna de ventilação: nome dado ao tubo ventilador em construções com mais de dois andares. Quando em residências de até 2 andares, costuma-se chamar a coluna de ventilação de “tubo ventilador”.
Canalização de Recalque – é a que conduz a água da bomba ao reservatório superior. ... Coluna – É a canalização vertical, tendo origem no barrilete e abastecendo os ramais de distribuição de água (registros gerais das unidades).
Para o dimensionamento das colunas de ventilação o programa baseia-se na Tabela 2 da NBR 8160:1999 (demonstrada abaixo), onde são considerados fatores como diâmetro do ramal de esgoto, número de UHC e comprimento permitido.
Também, em geral, o ramal de ventilação deve sempre iniciar em um ponto entre o desconector (caixa sifonada) e o ramal primário de esgoto sanitário.
Uma instalação de recalque é dividida em: tubulação de sucção = tubulação antes da bomba; tubulação de recalque = tubulação após a bomba.
Coluna de distribuição É a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar os ramais.
O comprimento do tubo deve ser de até 1/4 da altura total do prédio; O tudo deve receber até 36 unidades de Hunter de contribuição (UHC, tabela 2); O tudo deve ter coluna de ventilação secundária prolongada até acima da cobertura ou em conexão com outra existente, respeitados os limites da tabela 2 abaixo.
Fazer com que a coluna de ventilação secundária acompanhe o desvio do tubo de queda, conectando o tubo de queda à coluna de ventilação, através de tubos ventiladores de alívio, acima e abaixo do desvio. Caso não tenha ficado claro, observe a imagem abaixo.
Para o dimensionamento das colunas de ventilação o programa baseia-se na Tabela 2 da NBR 8160:1999 (demonstrada abaixo), onde são considerados fatores como diâmetro do ramal de esgoto, número de UHC e comprimento permitido. No dimensionamento é considerado o maior diâmetro do ramal contribuinte.
As ligações da coluna de ventilação aos demais componentes do sistema de ventilação ou do sistema de esgoto sanitário devem ser feitas com conexões apropriadas, vejamos as recomendações: a) Ligação de uma tubulação vertical: deve ser executada por meio de junção a 45°;
Este tubo que é usado para a ventilação, é chamado de tubo ventilador, onde ele emite para a atmosfera os gases e ao mesmo tempo permite a entrada de ar no interior das tubulações de esgoto, aliviando a pressão que os gases produzidos pelo esgoto exercem sobre os fechos hídricos dos aparelhos sanitários.
Como estimular o ensino remoto?
Quando uma pilha está descarregada?
Qual é o exame de trombofilia?
Como encaminhar situações de leitura literária feita em voz alta para seus alunos?
O que fazer para deixar a Internet lenta?
Quantas qualidades tem a pitaya?
Quanto custa para pintar um portão de garagem?
Como sei se uma pilha é recarregável?
Como começar a organizar festas?
Qual a melhor maneira de planejar uma viagem?
Como saber se a televisão está queimada?
O que acontece quando a placa da geladeira queima?
Como saber se o material é de bronze?
Quando a pilha Recarregavel fica piscando?
Como saber se sua namorada confia em você?
Como posso saber se tenho varicocele?
Qual o resultado positivo para rubéola?