Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
O que é o et al? É uma sigla em latim que deve ser utilizada sempre que for feita uma citação ou menção de um texto que tenha autoria de mais de três pessoas. A utilização da abreviatura é convencionada de modo diferente de acordo com a norma, padrão ou formato que indica a sua utilização.
Além da indicação de autores nas referências bibliográficas, o et al. pode ser utilizado ao longo do texto. Por exemplo, se o texto apresenta uma citação que possui muitos autores e precisa de abreviação, é utilizado o termo et al. para designar que há muitos autores.
Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.
Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
18 curiosidades que você vai gostar
CITAÇÕES DIRETAS LONGAS (+ 3 linhas)As citações longas devem ter um recuo de 4 cm da margem esquerda do documento.Estas citações não recebem aspas e nem itálico (todavia, palavras estrangeiras recebem itálico).Pode-se usar o negrito, explicando-se ao final se “grifo nosso” ou “grifo do autor”.
(Citação indireta. Quando o sobrenome do primeiro autor estiver fora dos parênteses, pôr só a inicial em maiúsculas, seguido da expressão latina et al. Acrescente ano da publicação entre parênteses.
A expressão latina é usada no corpo do texto e também nas referências bibliográficas. Nesse caso, indica-se o sobrenome do primeiro autor, seguido pela abreviatura et al. O uso de et al. nas referências e citações é facultativo, conforme diz o texto da ABNT.
– Quando há 4 autores ou mais, coloca-se apenas o sobrenome do primeiro autor e a expressão et al. Exemplo de citações direta e indireta (observe a formatação e a pontuação): Para Jouve et al. (2010, p.
Se a citação ocupar mais de 3 linhas, deverá ser colocada em fonte tamanho 10, com recuo de 4 centímetros e espaçamento simples. Além disso, deverá ser informado o autor, ano e página.
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Citação com mais de três autores
Para obras em que houver mais de três autores, utiliza-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al., que significa “e outros”.
As aspas são sinais de pontuação que, entre outras funções, servem para delimitar citações. O itálico não é um sinal de pontuação, é um tipo de letra, usado normalmente para realçar.
Utiliza-se itálico nas citações em língua estrangeira, tanto no interior do texto quanto em parágrafos blocados. Porém, é melhor evitar a língua estrangeira e apresentar a citação já traduzida. O trecho citado em seu idioma original pode ou não ser inserido em nota de rodapé, a critério do autor, sempre em itálico.
1) Emprega-se itálico em:a) títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos, etc.) ... b) palavras e as expressões em latim ou em outras línguas estrangeiras não incorporadas ao uso comum na língua portuguesa ou não aportuguesadas.a) nome próprio de instituição, mesmo em idioma estrangeiro.
Citação de mais de dois autores
Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
Citação dentro do texto: o sobrenome do autor ou autores, deve ser escrito com letras minúsculas e só fica entre parênteses o ano de publicação. Exemplo: Duarte e Furtado (2014).
Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página). Lembre-se: apenas a primeira letra do sobrenome em maiúscula. Se a citação tiver algum termo entre aspas " ", coloque-o entre aspas simples, já que a citação em si (a frase toda) apresenta-se entre aspas duplas.
2) Citação indireta: ocorre quando é feita a paráfrase do texto original, ou seja, o trecho é reescrito com outras palavras, mas mantendo seu sentido. Pode-se dizer que é uma espécie de tradução dentro da própria língua. Nesse caso, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra.
Citação Indireta– é quando se expressa a ideia de um outro autor com suas próprias palavras, sem alterar ou deturpar. Também é conhecida como paráfrase. Não é obrigatória a colocação do número da página. Exemplo 1: como parte do texto.
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Basicamente, em uma referência, são necessárias as seguintes informações: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.
SOBRENOME, Nome com sobrenome (se houver). Título do livro. Número da Edição, volume (se houver). Cidade: Nome da editora, Ano do livro.
Como foi a morte de Ananias e Safira?
Como criar uma planilha de trabalho?
Como funciona morar em condomínio?
Como tirar o número de notificacoes dos apps?
Qual a classificação da palavra hiena?
Qual o investimento para abrir uma vidraçaria?
Como se diz Ensino Fundamental II em Inglês?
Como tirar o nome da conta da Sanepar?
Quem retirou o corpo de Cristo da cruz?
Como eu falo pode deixar em inglês?
Como tirar Carteira do idoso pela internet?
Como desativar o modo fan do ar-condicionado?
Como é que se fala futebol em inglês?
O que esperar de um gestor de escola?