A treliça é isostática e composta quando for formada por duas treliças simples ligadas por 3 barras não simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um nó e uma barra sendo que esta barra não concorre no nó citado.
Em mecânica estrutural, diz-se que uma estrutura é isostática quando o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática. É, portanto, uma estrutura estável.
As treliças do tipo Warren são usadas para vencer vãos entre metros. Tipo Belga: A treliça tipo belga caracteriza-se por não possuir barras verticais (montantes e pendural). Isso faz com que não haja uma barra representando o centro de simetria da treliça.
O método Ritter apresenta vantagens na análise de uma treliça, pois ele permite saber o valor dos esforços em uma determinada barra, sem que seja necessário calcular o sistema estrutural por inteiro. Ele possui as seguintes etapas: 1) Numerar as barras afim de identificá-las no cálculo.
Que tipo de esforços agem sobre uma treliça? São sistemas constituídos por elementos indeformáveis unidos entre si por articulações, consideradas perfeitas, e sujeitos apenas a cargas aplicadas nas articulações (nós). Assim os elementos (barras) ficam exclusivamente sujeitos a esforços normais, de tração ou compressão.
Uma treliça simples é uma estrutura planar (todos os seus elementos se encontram contidos no mesmo plano). Estas estruturas planares são, normalmente, associadas em paralelo para formar estruturas de suporte de telhados e pontes.
O grau de hiperestaticidade é igual ao número de ligações que podem ser eliminadas de forma a que a estrutura se torne isostática, portanto, uma estrutura isostática é considerada com grau 0 de hiperestaticidade. Estas estruturas não podem ser calculadas apenas com às equações de equilíbrio da estática.
4.3.1 Treliças Simples As treliças são formadas a partir de um triângulo base e por forma que cada novo nó seja agregado através de duas barras. Estas são interiormente isostáticas, verificando-se a condição b= 2n -3.
Descubra quais são os 4 tipos de treliça mais usados
Estruturas Isostáticas. As estruturas isostáticas normalmente são estáveis, possuem equilíbrio estático, não tendo por isso algum movimento (grau de liberdade). O número de reações de apoio é normalmente igual o número de equações de equilíbrio, sendo o estritamente necessário para manter o equilíbrio estático.
Composta A treliça é isostática e composta quando for formada por duas treliças simples ligadas por 3 barras não simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um nó e uma barra sendo que esta barra não concorre no nó citado.
Podemos facilmente demonstrar que as barras de uma treliça por terem suas extremidades rotuladas ), desenvolvem apenas esforços normais constantes ao longo de suas barras. Isto pode ser visualizado isolando-se uma barra de uma treliça. Sabe-se que uma rótula não transmite momento, apenas esforços na direção do eixo e perpendiculares a ele.
Dois métodos de dimensionamento podem ser utilizados para as treliças: Método dos Nós ou Método de Cremona Método de Ritter ou Método das Seções (analíticos e usados com maior freqüência) 6.2. Métodos dos Nós ou Método de Cremona A resolução de treliças planas pelo método dos nós consiste em verificar o
Quais são os empregos mais difíceis?
Qual a importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão para a sociedade?
Qual é o ponto mais alto da América Latina *?
O que é benefício Auxílio-doença acidentário?
Como ver licenciamento Digital?
Quais são as regiões mais desenvolvidas do Brasil?
Qual a origem da criptografia?
Quais são os profissionais que trabalham em um restaurante?
Como se candidatar para a Marinha?
Quais as normas que trata da movimentação manual de sacos?