Todo dinheiro que sai da empresa com a expectativa de aumentar os lucros é um investimento. Além de aumentar a receita, investimentos podem ser feitos também para melhorar a imagem do negócio. Traduzindo: são gastos em bens ou serviços com expectativa de geração de benefícios futuros.
Os investimentos são responsáveis por ampliar a lucratividade da empresa, através da aquisição de bens ou de uma melhora no serviço como um todo. O objetivo dos investimentos é obter retorno financeiro. São exemplos de investimentos: empréstimo para capital de giro, compra de veículos, móveis e ferramentas.
As despesas são gastos relacionados com a administração da empresa e o comercial. Essas duas áreas são essenciais para a empresa, mas não colaboram diretamente para gerar novos produtos, mercadorias ou serviços, ou seja, são gastos que não estão ligados diretamente ao objetivo final do negócio.
O que são despesas? Diferente do investimento, as despesas não trazem retornos financeiros futuros. Mas, quando bem planejadas, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar. Ou seja, a despesa é o dinheiro utilizado na manutenção da companhia.
As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.
26 curiosidades que você vai gostar
Em geral, existem dois tipos de gastos, são eles:Gasto fixo: são constantes, independentemente da variação na sua renda. Alguns exemplos são: aluguel, contas de luz e energia, impostos, etc;Gasto variável: custos que variam de acordo com sua renda ou disponibilidade financeira.
Tipos de gastos dentro de uma empresa
Os gastos podem ser definidos como as saídas de recursos financeiros da empresa e podem ser divididos entre custos, gastos, despesas, investimentos e gastos não operacionais.
Gastos são todos os desembolsos da sua empresa, ou seja, tudo que sai do caixa. Isso significa que investimento é um gasto, assim como uma despesa também é um gasto. Então, quando falamos em gastos estamos falando de: custos, despesas e investimentos.
Alguns exemplos de custos são matéria-prima, mão de obra, energia elétrica, embalagem, manutenção, gastos gerais de fabricação. Já o investimento significa aplicar um recurso (dinheiro, tempo, conhecimento) para conquistar um benefício futuro.
Porque não se pode assoprar vela?
índice que relaciona o ativo circulante com o passivo circulante?
O que significa negar seguimento ao recurso de Revista?
Palavras que rimam com pesada?
Qual o valor para renovar o passaporte português?
Como saber se estou com alergia do colchão?
Como ser o melhor Clash Royale?
Quanto dura cada round de taekwondo?
O que se enquadra em material permanente?
O que é uma cerveja tipo lager?