A Guerra do Iraque, também referida como Ocupação do Iraque ou Segunda Guerra do Golfo, ou Terceira Guerra do Golfo ou ainda como Operação Liberdade do Iraque, foi um conflito que começou no dia 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos.
Os conflitos terminaram com a chegada do partido de Saddam Hussein ao poder, em 1968. O ditador assumiu a presidência em 1979, iniciando um dos regimes mais violentos do Oriente Médio. Na ocasião, em plena Guerra Fria (1945-1991), ele tinha apoio dos Estados Unidos.
O conflito teve início dia 20 de Março de 2003, quando a coalizão militar multinacional encabeçada pelos Estados Unidos e Inglaterra, amparadas por contingentes da Austrália, Dinamarca e Polônia, invadiram o Iraque. Seu término foi somente em 15 de dezembro de 2011, com a saída das ultimas tropas estadunidenses.
Esta fase do conflito foi encerrada no dia 18 de dezembro de 2011 com a retirada das tropas americanas do território iraquiano após oito anos de ocupação. O conflito aconteceu no contexto da Guerra ao Terror, lançada pelo presidente americano George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Para muitos, foi uma guerra sem motivo. Em março de 2003, forças dos Estados Unidos e do Reino Unido iniciaram a Guerra do Iraque com um principal objetivo declarado: tomar e destruir as armas de destruição em massa do regime de Saddam Hussein.
17 curiosidades que você vai gostar
Consequências da Guerra do Iraque
Prédios e monumentos históricos completamente destruídos, museus e palácios saqueados, mulheres estupradas, além do surgimento de movimentos anarquistas que incitavam o ódio. Além disso, houve um crescimento da deterioração da situação humanitária, principalmente no Iraque.
A campanha militar liderada pelos EUA durou pouco mais de um mês e em 28 de fevereiro de 1991 o Iraque declarou à ONU que aceitava todas as condições impostas para o fim do conflito. O Kuwait foi desocupado pelas forças iraquianas. ... Apesar da derrota, Hussein continuou liderando o Iraque.
As razões mais citadas são três: controlar o petróleo do Iraque, aumentar a segurança de Israel e terminar o que não foi feito na primeira guerra do Golfo, em 1991, derrubando Saddam Hussein.
O Iraque hoje não possui nenhuma arma significativa de capacidade de destruição em massa".
Como posso chamar um psicólogo?
Como tirar Orquidea do vaso de plástico?
Quantas vezes por dia tomar chá de alcachofra?
Como saber se meus números da Quina já saíram?
Como saber se a pessoa é Ogan?
Quantos satélites inativos tem na órbita da Terra?
Como é a visão de um porquinho-da-índia?
Como deve se comportar um supervisor de vendas?
Qual é o aeroporto mais próximo do Beto Carrero?
Como recuperar número de celular da Vivo que foi cancelado?
Como ser mais produtivo no trabalho escreva algumas dicas que você acredite ser importante?
Como saber se meu gato foi picado?
Como saber se meu roteador e 5 GHz?
Qual o significado do motor de indução?