O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.
Câncer de mama dói? Não necessariamente. Muitas vezes o câncer de mama passa a doer quando o tumor já está em estágios mais avançados, podendo causar dor na mama ou no mamilo não relacionada ao ciclo menstrual.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos.
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
O câncer de mama pode causar inchaço na mama atingida pela doença. O edema pode atingir até mesmo o braço e a axila. Ao notar esses sinais é importante procurar um médico.
45 curiosidades que você vai gostar
Braços ou pernas: surge um nódulo que cresce por semanas ou meses. Às vezes causa dor e formigamento nos membros. Outros sinais: dor abdominal, alterações intestinais (constipação ou diarreia) ou urinárias (mudanças na frequência do xixi), sangramentos na urina ou nas fezes, vômitos e náuseas.
No entanto, quando a dor na axila irradia para o braço ou é acompanhada por outros sintomas como febre, mal-estar geral, cansaço excessivo, dor no seio ou saída de líquido pelo mamilo, pode ser sinal de linfoma ou câncer de mama, por exemplo.
Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.
O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro. Nesse tempo, a paciente quase nunca sente algum sintoma ou vê algum sinal que indica que ela possa estar com câncer de mama.
O que era a estrela que guiou os Reis Magos?
Como fazer nutrição no cabelo com óleos?
Qual a diferença entre a mussarela e o queijo prato?
Como interpretar exame de gasometria venosa?
Qual é o maior produtor de gado do mundo?
Qual a pena para lesão corporal culposa na direção de veículo automotor?
Quantas séries e repetições para cada músculo?
Quanto ganha um juiz do STF 2021?
Quais são os tipos de planejamento na área da educação?
Quais as consequências do cisto sinovial?
Como limpar as páginas da Bíblia?