O surgimento e desenvolvimento dos testes psicológicos tiveram lugar no século XIX, sendo Francis Galton, James Cattel e Alfred Binet seus principais fundadores. ... Posteriormente, o uso desse instrumental proliferou, e, atualmente, os testes são utilizados nos mais diversos países onde a Psicologia se faz presente.
Hermann Rorschach
Ao perguntar à pessoa o que elas veem na mancha de tinta, elas podem estar na verdade falando de si mesmas e como elas projetam um significado sobre o mundo verdadeiro. Mas seu inventor, Hermann Rorschach, nunca tinha a intenção de criar um teste de personalidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o teste de personalidade MBTI foi criado por duas professoras: Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs. As duas americanas desenvolveram esse instrumento psicológico baseado em uma teoria de Carl Jung, descrita no livro “Tipos Psicológicos” (1921).
Em 1962 é reconhecida e normatizada a profissão de psicólogo no país e a utilização de métodos e técnicas da Psicologia passa a ser função privativa do psicólogo e estes são tratados genericamente como Testes Psicológicos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o termo “testagem” descrevia a avaliação em grupo de milhares de recrutas militares. ... Entretanto, na Segunda Guerra Mundial uma distinção semântica entre testagem e um termo mais inclusivo, “avaliação”, começou a surgir.
A testagem psicológica é caracterizada pelo uso de um instrumento, ou seja, a aplicação de um teste. Vale lembrar que a aplicação de teste e/ou exame psicológico precisa ser realizado de maneira padronizada, para que os constructos sejam mensurados de maneira fidedigna.
O teste psicológico é uma método de avaliação utilizado exclusivamente por psicólogos e tem como objetivo analisar os traços de personalidade e características psicológicas dos indivíduos. Eles podem ajudar a entender como as pessoas se comportam diante de diferentes situações.
Um teste psicológico é um instrumento desenhado para medir construtos não observáveis, conhecidos também como variáveis latentes. Os testes psicológicos são tipicamente (embora não necessariamente) uma série de tarefas ou problemas que o indivíduo que responde tem que resolver.
Os testes psicológicos no Brasil. A história dos testes psicológicos no Brasil confunde-se com a história da própria Psicologia enquanto ciência e profissão. Como já foi exposto ao citar o trabalho de Pereira e Neto (2003), os testes já figuravam no cenário nacional antes mesmo da profissionalização da Psicologia.
O surgimento e desenvolvimento dos testes psicológicos tiveram lugar no século XIX, sendo Francis Galton, James Cattel e Alfred Binet seus principais fundadores.
Muitas vezes, os resultados dos testes podem ser interpretados de ambas as maneiras; uma pontuação de 80% num teste de geografia pode colocar um estudante no percentil 84, ou uma pontuação z de 1.0 ou 2.0. Existem várias categorias gerais de testes psicológicos:
Qual tinta usar em cima do verniz?
Quem regula o voleibol a nível internacional?
Pode levar o coelho para passear?
Qual é a temperatura do planeta Mercúrio?
Qual o tamanho do convite para imprimir?
Quantas frutas têm com a letra K?
Como usar Flash Player no Chrome?
Quais veículos mais impactam a qualidade do ar?
Quais são as doenças causadas pela falta de nutrientes?
Quais são as operações básicas da matemática?
Quantas pessoas não sabem Libras no Brasil?
Qual foi o último país a ser descoberto no mundo?
Estou grávida meu sangue é O negativo?