Esses marcaram a história por terem inaugurado a era de exploração espacial quando lançaram o primeiro satélite artificial para a órbita terrestre, o Sputnik 1, lançado em outubro de 1957.
De acordo com relatos históricos, o primeiro satélite artificial foi criado pela antiga União Soviética e lançado em meados de 1957 durante um período importante chamado Guerra Fria, quando o mundo se dividiu entre os regimes do comunismo – liderados pela União Soviética – e capitalismo – liderado pelos Estados Unidos.
O Sputnik 1 foi lançado pelos soviéticos no dia 4 de outubro de 1957 e foi o primeiro satélite artificial a ser lançado pela humanidade.
O satélite orbitou a terra por 22 dias, até que no dia 26 de outubro de 1957, acabaram as baterias. No entanto, o Sputnik só foi destruído no dia 4 de janeiro de 1958, quando o satélite deixou a órbita da Terra e depois mergulhou na atmosfera terrestre.
A causa mortis da tripulante canina só foi revelada depois de décadas, em 2002, como sendo fruto do estresse causado pelo superaquecimento da cabine ao entrar em órbita.
16 curiosidades que você vai gostar
O programa espacial Sputnik foi criado pela União Soviética em meados da década de 50, do século XX, para demonstrar a viabilidade dos satélites artificiais. O objetivo era investigar o espaço e descobrir se organismos vivos eram capazes de sobreviver no espaço.
Apesar do pioneirismo dos russos, o Sputnik era bem simples. Sua finalidade era apenas transmitir um sinal de rádio que fazia um “beep” e podia ser escutado pelos aparelhos de radio amador no mundo todo.
Esse primeiro pedaço caiu na Terra -a chamada "reentrada na atmosfera"- em 1º de dezembro de 1957. O próprio Sputnik-1 -co nhecido também como PS-1- "reentrou" em abril de 1958.
Cadela russa Laika sobreviveu apenas algumas horas no espaço a bordo do satélite Sputnik 2. Há exatos 60 anos, no dia 3 de novembro de 1957, a cadela Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço e orbitar o planeta Terra.
Sergei Korolev foi o cientista responsável pelo projeto que levou os soviéticos a lançarem o primeiro satélite.
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
No dicionário, spútnik é companheiro de viagem, cônjuge ou satélite. Desde 2014, é o nome da agência oficial russa de notícias, substituindo a Voz da Rússia. Mas a palavra se celebrizou ao nomear o primeiro programa espacial soviético.
Seu desejo de ver a humanidade se tornar uma civilização espacial de fato foi a principal motivação por trás da fundação da SpaceX.
O satélite brasileiro Amazônia-1 foi lançado para o espaço com sucesso. O lançamento ocorreu no Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Índia. Este é o primeiro satélite totalmente feito no Brasil a entrar em órbita. O satélite tem como objetivo observar e monitorar o desmatamento da região amazônica.
Em resposta ao lançamento dos Sputnik 1 e 2 realizado pelos soviéticos, os Estados Unidos anunciaram o lançamento de seu próprio satélite artificial. Assim, os americanos lançaram o Explorer 1, no dia 31 de janeiro de 1958. Esse satélite foi responsável por descobrir uma região radiativa ao redor da Terra.
E elas não decepcionaram os cientistas. Anita acabou morrendo na estação espacial, pouco antes de retornar à Terra, enquanto Arabella morreu na cápsula de regresso, durante a reentrada na atmosfera. Os corpos das “aranhas-astronautas” estão em exposição no Museu Smithsonian, em Washington.
Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.
Entre 1948 e 1961, 48 cães foram enviados pela o espaço pela União Soviética e 20 deles morreram. Duas tartarugas, moscas e o chamado bicho-da-farinha orbitaram em volta da lua em 1968, e seguiram-se sapos, gatos e aranhas.
Ainda houve três missões chamadas Korabl-Sputnik 3, Korabl-Sputnik 4 e Korabl-Sputnik 5, que representaram os últimos esforços pré-Vostok (a espaçonave que levou Yuri Gagarin ao espaço, e que passou a ser a primeira geração de naves tripuladas da URSS).
No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.
A bordo da nave Vostok 1, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro humano a ser lançado ao espaço em 12 de abril de 1961, há exatos 60 anos.
Corrida espacial e Guerra Fria
Os soviéticos inauguraram a era da exploração espacial quando lançaram o satélite Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957, dando início a corrida espacial. A área da tecnologia e da exploração espacial foi um dos campos em que norte-americanos e soviéticos disputaram a hegemonia.
Porque fica aparecendo voicemail no iPhone?
Como fazer o download do McAfee?
Como zerar o termômetro digital Tech Line?
Quais são as 4 etapas da investigação de um surto de DTA?
Para que serve colocar o alho no ouvido?
Como baixar pelo terminal Windows?
Como habilitar o vídeo speed controller?
Como aplicar a tinta de rejunte zapt?
Como remover o aparelho de Mcnamara?
Como instalar o Mac OS na máquina virtual?
Como é definido o custo marginal?
Como funciona o sorteio da Nota Premiada?
O que é calor latente de exemplo?
Como saber se um CDB e pré ou pós-fixado?
Qual o comprimento aproximado de 1 grau de longitude na linha do Equador?