Em 1894, a primeira exposição cinematográfica comercial do mundo foi dada em Nova York, usando o cinetoscópio de Thomas Edison. Os Estados Unidos produziram o primeiro filme musical de som sincronizado do mundo, The Jazz Singer, em 1927, e estavam na vanguarda do desenvolvimento de filmes sonoros nas décadas seguintes.
O primeiro estúdio em Hollywood, a Nestor Company, foi estabelecido pela Centaur Company, sediada em New Jersey, em uma pousada na 6121 Sunset Boulevard (a esquina da Gower), em outubro de 1911.
A MPPC distribuiu o filme pelos EUA, ficando com o lucro. Algumas pessoas que faziam parte da indústria decidiram ir por outro caminho para realizarem suas produções: a fuga. O destino seria a Califórnia, com juízes não tão dispostos a darem atenção às patentes de Edison e a distância da MPPC. Surge daí Hollywood.
Assim, usou-se bastante a técnica de filmagem em widescreen em variados métodos como Cinemascope, VistaVision e Cinerama, bem como os primeiros experimentos dos filmes em 3D. As grandes produções de filmes épicos e espetaculares tiveram grande popularidade, tanto históricos quanto fictícios.
O Cinema Hollywood ficou famoso por suas megaproduções, carregadas de efeitos especiais e investimento pesado. É determinante no perfil cultural dos estadunidenses e influente no mundo todo. A estética hollywoodiana, dotada de muita ação, cenas rápidas, roteiros diretos e dualidades claras é predominante no mundo.
27 curiosidades que você vai gostar
Um produtor americano oferece a seguinte resposta: “Em razão dos padrões de produção americanos sempre mais sofisticados, e a globalização da televisão americana – via CNN, MTV e outros –, os filmes americanos tornaram-se o produto mais desejado em todo o mercado mundial” (SEGRAVE, 1997).
O governo Roosevelt, antevendo as consequências políticas do fim da Segunda Guerra, começou um processo de aproximação dos Estados Unidos com outros países do continente americano. Essa aproximação foi talvez uma das maiores ações no sentido de internacionalizar o cinema de Hollywood.
Construído em 1877 pelo francês Charles Émile Reynaud (1844-1918), o praxinoscópio consistia num aparelho de formato circular no qual as imagens iam se sucedendo e davam a sensação que estavam se movendo. Inicialmente restrito ao ambiente doméstico, Reynaud conseguiria em 1888 aumentar o tamanho de sua máquina.
Durante seus primeiros anos, os filmes ainda eram produzidos em um único rolo, que permitia cerca de 16 minutos de gravação. Por volta de 1907, algumas empresas começaram a importar obras cinematográficas feitas com vários rolos de produtores europeus.
Como ensinar a usar o tapete higiênico?
Como ativar o criador de Sites Locaweb?
Como ativar o speed controller?
Como usar colosso em cachorro?
Para que serve o spray de Gymnema?
Como interpretar pressão atmosférica?
Como utilizar os créditos adicionais da Claro?
Como usar créditos do Google Play?
Qual o melhor horário para usar o creme Nivea antissinais?
Onde comprar controle do ar condicionado da Consul?
Como ajustar a postura da coluna?
Como funciona pagamento por aproximação?