A história das valsas vienenses A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.
Ouça este artigo: Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha).
O maior compositor de Valsas, considerado o “rei das valsas” foi o vienense Johann Strauss II. Dentre suas obras primas, destaca-se o Danúbio Azul. Outros músicos de renome internacional, como Weber, Chopin, Ravel e Brahms têm Valsas em seus repertórios.
São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança. A grande diferença destas duas danças está na velocidade da música, sendo a Valsa Vienense mais rápida do que a Inglesa (também se define esta dança com valsa lenta).
É caracterizada por um passo, um deslizamento e outro passo — no tempo 3/4 (três por quatro). A valsa, com seus pares que giram abraçados, inicialmente chocou a sociedade formal. No século XIX, contudo, ela se tornou a dança de salão preferida e manteve sua popularidade no século XX. Casais dançando valsa em Viena.
41 curiosidades que você vai gostar
A valsa possui três marcações bem definidas, sendo a primeira mais forte e as duas seguintes mais leves e rápidas. Essa característica abrange tanto a valsa como dança, em que essas marcações podem ser referenciadas pelos passos, quanto na música, nesta as marcações serão referenciadas como compasso ternário.
O samba organiza o pulso constante em grupos de dois, na nomenclatura da teoria então, trata-se de um gênero binário. Instrumentação com violões, cavaquinho, e percussão variada – pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô.
É possível dizer que a valsa vienense é a forma original da valsa como a conhecemos hoje em dia, uma dança em que o casal faz movimentos circulares pelo salão. Valsa é o termo utilizado tanto para definir a dança quanto para caracterizar as belíssimas músicas que conduzem os grandes salões.
As saias curtas são mais adequadas para as danças rápidas e as latinas, nas quais a agilidade dos giros é acentuada. Para danças como a valsa é imprescindível o uso de saias compridas.
Mesmo sendo muito popular, essa dança era considerada vulgar e inapropriada para damas de família, tanto que foi proibida na França pelo Rei Louis XIII (1610–1613).
O Bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento.
A partir do século XIX, a valsa ganha popularidade entre os compositores e muitos deles passam a fazer música neste estilo. É o caso de Tchaikovsky, Chopin, Ravel, entre outros. Mas o compositor mais expoente no estilo das valsas é, sem dúvida, Johann Strauss Filho.
A valsa, que começou na Áustria no século XVIII, se propagou por várias regiões do mundo e adquiriu características próprias em cada cultura. No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa.
A Dança Havaiana, conhecida como Hula, é uma tradição passada de geração a geração, que remonta do Período Histórico Matriarcal. Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por mele, é que gera a base para um repertório rico em movimentos, repleto de significados e variações.
Tudo começou nos bailes chamados Forrobodó, no final do século 19; com Luiz Gonzaga, o ritmo se espalhou pelo país. Tudo começou no final do século 19, nos bailes chamados Forrobodó - termo que, com o tempo, foi abreviado e virou forró. Com o sucesso de Luiz Gonzaga, o forró se espalhou por todo o Nordeste e país.
Origem do tango. O tango originou-se no final do século XIX nas margens do Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai.
Enquanto música, a valsa seduz pela sua melodia graciosa e sinfónica, e para a qual contribuem instrumentos como o piano, o violino e o baixo.
Valsa direita
O pé direito executa um passo para frente, os próximos dois passos são quase sem deslocamento, alternando o pé esquerdo e o direito. Em seguida o pé esquerdo executa um passo para trás e os dois passos que seguem são sem deslocamento. Neste dois passos sem deslocamento acontece o giro do par.
O vestido é composto de várias peças, como babados e a saia de armação. As roupas da prenda também refletem o ideal dos bons costumes. O estilo recatado busca tirar a atenção dos atributos físicos e valorizar a essência da mulher gaúcha.
Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.
Chamamos dança primitiva aquela que surge de maneira espontânea e é praticada por uma comunidade. Geralmente, é uma dança usada para celebrar um ritual específico como as colheitas ou a chegada de uma estação do ano. Nas culturas indígenas, a dança é usada em festas ou a fim de se preparar para a guerra.
Tem origem europeia e se mistura com o inicio do surgimento da dança de salão. De origem campestre, a valsa é um tipo de dança clássica e surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (onde os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre alemã).
Uma composição de samba utiliza, principalmente, instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo, o tamborim, o ganzá e o agogô, e instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. A cuíca, um instrumento de que se obtém som pela fricção de uma haste, também é importantíssima para esse gênero.
O samba de roda é um ritmo da tradição afro-brasileira e está associado a uma dança parecida com a capoeira. Formando um círculo, algumas pessoas tocam pandeiro, viola, atabaque, berimbau e chocalho, além de cantarem e baterem palmas.
O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Tem origem nos batuques e rodas de samba realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer.
A que horas fecha o norte shopping?
Quanto de proteina tem um bife de 100g?
Quais são os bairros da parte alta de Maceió?
O que é assistência no processo?
Qual a transportadora da Shein?
Quais são os peixes mais vendidos no mercado?
Quem é o jogador de futebol mais rico do Mundo 2021?
O que pode causar infecção nos ossos?
Como escolher os móveis externos?
O que significa sonhar com alguém querendo te matar com uma faca?
Como assistir Globo ao vivo pelo Globoplay?
Como medir o pH do solo com fita?
Quais os maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores que vivem da agricultura familiar?
Como se escreve insignificância?
Qual a renda máxima para gratuidade de justiça?
Quem tem pressão alta pode tomar Cactinea?
Quais são os elementos fundamentais que o mapa estratégico oferece?