Essa mudança de atitude das empresas começou nos anos 80 e 90, influenciada pela pressão da sociedade que, diante dos desastres ambientais e alertas de cientistas em relação às ameaças dos desequilíbrios causados pelo homem na natureza, se organizou para cobrar posturas responsáveis das empresas em relação ao meio ...
Surgiram no final da década de 80 e início da década de 90 os chamados Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs). Estes sistemas têm como principal característica promover um processo de melhoria contínua, que busca manter seus processos, aspectos e impactos ambientais sob controle.
Assim, as organizações podem ser projetadas em três fases evolutivas da gestão ambiental: (1) reativa; (2) preventiva; (3) proativa (JABBOUR; SANTOS, 2006).
O principal objetivo do Sistema de Gestão Ambiental é prover as empresas uma estrutura para proteção do meio ambiente e possibilitar uma mudança das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.
Barbieri (2011), diz que as primeiras manifestações de gestão ambiental foram estimuladas pelo esgotamento de recursos, como a escassez de madeira para a construção de moradias, fortificações, móveis, instrumentos e combustível, cuja exploração havia se tornada intensa desde a era medieval.
O mercado de trabalho para a área de gestão ambiental tem se mostrado bastante promissor, uma vez que empresas se preocupam cada vez mais com a preservação do meio ambiente. Portanto, o profissional pode atuar em instituições privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais, além de zonas rurais.
Definição importante para esses novos tempos de valorização dos empreendimentos verdes, o SGA é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos de uma empresa com o objetivo de obter um melhor desempenho ambiental.
Características Básicas: Sistema De Gestão Ambiental (SGA) Fornece ordem e consistência para as organizações responderem às preocupações ambientais, através da alocação de recursos, atribuição de responsabilidades, avaliação contínua de práticas, procedimentos e processos.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente.
Diante desse cenário ouve o surgimento de metodologias e processos a fim de tornar o processo produtivo mais apaziguador possível ao meio ambiente. O surgimento da sistematização de processos de Gestão Ambiental, que tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões, em busca de uma industrialização mais sustentável.
A implementação de um sistema de gestão ambiental é executada por etapas. Este processo pode ser dividido em 10 etapas que não têm necessariamente fronteiras estanques, ou seja, existem ou podem existir intersecções entre actividades inseridas em diferentes etapas. (Pinto, 2005:23-27) 1.
Desta forma, surgiram várias normas que definem os procedimentos relacionados à gestão ambiental, tais como as da família ISO 14000, que certificam que a empresa cumpre tais procedimentos em suas atividades produtivas e gerenciais. A área de sistemas de gestão ambiental é a mais aquecida.
Qual é a idade de Tsunade em Boruto?
Como saber se meu plano Hapvida cobre uma cirurgia?
Qual NR fala sobre armazenamento de produtos químicos?
Como ficar com olhos de japonesa?
Sou MEI tenho que emitir nota fiscal?
Qual a importância do fato social para a Sociologia?
Qual é a melhor espada do Genshin Impact?
Como se aplica a 3 Lei de Newton?
O que são os tempos Hipermodernos segundo Lipovetsky?
Qual a importância do lúdico no processo de interação social?
Como acessar as configurações do teclado?
Não tem efeito suspensivo a sentença que confirma antecipação de tutela incidental?
Quais são as técnicas utilizadas na agricultura orgânica?
Quais são as cores de São Miguel Arcanjo?
Porque Jesus disse que Ele é o caminho?