Acredita-se que a crítica literária surgiu junto com a literatura. No século IV a.C., Aristóteles escreveu Poética, uma tipologia e descrição de formas literárias com muitas críticas de obras de arte contemporâneas.
Por "crítica literária" pode-se entender a produção de um discurso acerca de um texto literário individual ou da obra global de um autor, independentemente da situação de comunicação que desencadeia e/ou particulariza esse discurso.
Em literatura, a crítica literária é análise avaliativa das produções artísticas. A partir do estudo das características de cada texto, o crítico literário é o responsável por apontar os acertos e as falhas de determinada produção em termos estéticos, linguísticos e retóricos.
O registro da crítica literária é um amálgama de saberes – sem, no entanto, qualquer pretensão de poder. É um pensar metafórico, que se constrói entrecruzando e adensando imagens, buscando fazer, repensar o que é dado por evidente.
Crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa "a arte de julgar" (Japiassu & Marcondes, 1990).
A crítica literária é o estudo, discussão, avaliação e interpretação da literatura. Pode assumir a forma de um discurso teórico baseado na teoria da literatura ou um discurso mais detalhado, apresentação ou revisão de uma obra literária (muitas vezes na forma jornalística quando é publicada).
Através das críticas melhor se pode avaliar o conteúdo estético numa determinada situação da história literária. Este aspecto histórico faz com que a literatura de modo geral se torne um dos instrumentos mais presentes de que se utiliza uma sociedade para entender as questões sociais e políticas.
Existem críticas literárias baseadas no rigor metodológico e outras mais focadas na subjectividade. Pode dizer-se que a crítica literária analisa e expõe: realiza um estudo das características dos textos para depois divulgar os seus acertos e as suas falhas. O resultado supõe a valorização positiva ou negativa das obras.
A partir do estudo das características de cada texto, o crítico literário é o responsável por apontar os acertos e as falhas de determinada produção em termos estéticos, linguísticos e retóricos. Intimamente ligada ao percurso da História, a crítica apresenta três momentos fundamentais para a sua compreensão.
Durante a terceira fase, com o avanço dos procedimentos filosóficos que culminam na Modernidade, a crítica literária passa a integrar o campo da investigação científica e, portanto, torna-se um conceito.
O termo crítica deriva do verbo grego Krinéin que remete à ação de julgar algo, ou seja, criticar. Em literatura, a crítica literária é análise avaliativa das produções artísticas.
Qual é a missão visão e valores do Banco do Brasil?
Qual curso tecnólogo de 1 ano?
Como finalizar o cabelo depois da hidratação?
Quanto ganha um professor que trabalha 30 horas?
Como é o sistema nervoso dos artrópodes?
Quanto ganha um streamer iniciante na Nimo TV?
Como aliviar dores nos pés e nas pernas?
Qual a diferença entre as tintas de parede?
O que engorda mais pão ou tapioca?
Qual a pizza que tem menos calorias?
Qual a quantidade máxima de chocolate por dia?
Como saber se a pessoa está no WhatsApp?
Como limpar forno com gordura queimada?