A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.
A existência de excedentes de alimentos permitia manter junto aos núcleos de povoação um número expressivo de cabeças de gado, com o que se acelerou o processo de domesticação das espécies. Tudo isso acarretou mudanças profundas na vida humana, que passou a orientar-se, cada vez mais, pelos ciclos agrícolas.
A categoria de pecuária existe desde a época do período Neolítico (Idade da Pedra Polida), naquela fase onde os homens realizavam a atividade de criação e domesticação do gado com interesse apenas de extrair alimento, o homem precisou domesticar o gado para extrair carne e leite.
"Há cerca de 12 mil anos atrás, durante a Pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às ...
A pecuária chegou ao Brasil no século XVI, na época das capitanias hereditárias, por Tomé de Sousa, encontrando condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Esta veio com o propósito de transportar cargas e pessoas, e de movimentar os engenhos com os chamados trapiches (força motriz).
A origem da agricultura, envolvendo a domesticação de plantas e animais foi representada principalmente por uma tendência a um estilo de vida sedentária e foi a necessidade dos grupos humanos caçadores-coletores que impulsionou a mudança.
A história da pecuária no Brasil tem início no século XVI, quando as primeiras cabeças de gado chegaram no Nordeste, mais precisamente na capitania de São Vicente. Naquela época era pouco provável de se acreditar que a pecuária se tornaria uma atividade essencial para a economia brasileira atual.
A agricultura e a pecuária são atividades de extrema importância para a economia mundial. Países como o Brasil têm a agropecuária como uma das suas principais atividades. Tanto a agricultura quanto a pecuária podem ser realizadas de diversas maneiras. A agricultura corresponde ao cultivo de espécies vegetais, e a pecuária, à criação de animais.
A agricultura é uma das atividades mais antigas já praticadas pelo ser humano. Foi muito importante para a história da nossa espécie, pois graças ao cultivo de plantas e ao manejo de animais, foi possível com que os povos antigos se fixassem em determinados lugares e se tornassem sedentários (oposto ao nomadismo).
A agricultura pode ser realizada de diferentes maneiras, adequando-se às características do local onde é realizada e também ao mercado que consumirá os produtos cultivados. Divide-se em dois tipos segundo a extensão da área e a produtividade alcançada: 1.
O termo pecuária tem origem no latim e quer dizer “criação de gado”. A base da atividade pecuarista é a produção de alimentos e outras matérias primas. Ela é considerada uma das mais antigas práticas da humanidade. A criação do rebanho gado pode servir para pecuária de corte ou leiteira. (Foto: Pixabay)
Qual o melhor home broker para celular?
Qual profissional pode fazer Dermaplaning?
Quem cuida dos filhotes do pinguim imperador?
Como tomar leite com hortelã para vermes?
Como usar a função Importhtml?
Qual melhor app de IPTV para TV Samsung?
Como ocorre a liberação de insulina pelo pâncreas?
Quem trouxe o quiabo para o Brasil?
Como os assessores de investimento ganham dinheiro?
Como é a promoção Vivo Pré Turbo?
Como calcular a rentabilidade das ações?
Como se dá a reprodução assexuada das pteridófitas?
Como funciona a relação de uma moto?
O que acontece quando se quebra um contrato de estágio?