O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.
Muita gente pergunta se precisa tirar a pele. Não precisa, inclusive ela é muito saudável e rica em fibras, mas caso você queira tirar a pele é só colocar o grão-de-bico que saiu da panela de pressão em água corrente e pressionar os grãos levemente como se estivesse lavando-os que a pelinha vai soltando.
São muitos os alimentos que causam gases intestinais, na maioria das vezes resultantes da fermentação de carboidratos pela flora intestinal. Além das leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, milho e soja, frutas, carnes e até mesmo chicletes podem aumentar o incômodo.
O grão-de-bico também diminui a absorção de açúcar e de gordura no sangue, sendo ideal para ser consumido pelos que precisam controlar a glicemia, como os portadores de diabetes, e também por quem tem colesterol ou mesmo triglicérides elevado.
Basta colocar os grãos-de-bico em um recipiente com água bem quente e deixar de molho por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, com a água já morna, basta esfregar os grãos entre as palmas das mãos e voilà: nada de cascas!
“Vale se aventurar e descobrir diferentes modos de preparo”, sugere a médica Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Nutrologia. Que fique claro: grão-de-bico é opção bem-vinda a todos os cardápios, e não apenas à turma que cortou a carne.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
Em termos nutricionais, algumas características sobressaem. Assim como outros integrantes da família das leguminosas (lentilha, ervilha, feijões e soja), o grão-de-bico é um grande fornecedor de proteína.
O grão-de-bico é versátil, nutritivo e saboroso. Foto: Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital Lá se vão milhares de anos de parceria entre o grão-de-bico e o ser humano. Ele alimentou povos antigos na área conhecida como Crescente Fértil, que compreende Irã, Síria, Líbano, Turquia, Jordânia, Israel, entre outros.
É permitido parar o veículo na via por falta de combustível?
Quando foi antecipado o feriado de 25 de janeiro de 2022?
O que comer para amolecer as fezes?
O que fazer quando se tem muitos gases?
O que é a síndrome de Burnout e quais suas consequências para a saúde do trabalhador?
Qual o prazo para cancelar uma passagem de ônibus?
Como fixar extensão no Chrome?
Qual o limite de isenção do ITCMD SP?
Como comer depois da cirurgia ortognática?
Qual a importância das leis de proteção ambiental?