Embora muitos matemáticos trabalharam com ele, John Napier é considerado o inventor dos Logaritmos. Sua primeira abordagem foi em 1614 num texto intitulado “Mirifici logarithmorum canonis descriptio” (Descrição da maravilhosa Lei dos Logaritmos).
Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. Napier foi um dos que impulsionaram fortemente seu desenvolvimento, perto do início do século XVII.
John Napier Logaritmo/Inventores
Essas tábuas surgiram inicialmente para ajudar no cálculo das multiplicações, divisões, potenciações e extrações de raízes. Hoje, com o avanço tecnológico, as calculadoras de bolso, cada vez mais sofisticadas e baratas, vieram substituiressas tábuas de logaritmos.
Historicamente o logaritmo surge a fim de facilitar contas que apareciam com frequência em diversas áreas cientificas. John Napier foi pioneiro nos estudos sobre logaritmos, e conseguiu desenvolver a operação capaz de transformar produtos em soma, divisões em subtrações e potências em multiplicações.
Como um termo matemático, "função" foi introduzido por Leibniz em 1694, para descrever quantidades relacionadas a uma curva; tais como a inclinação da curva ou um ponto específico da dita curva. ...
John Napier
O logaritmo natural é o logaritmo com a base e. O matemático escocês John Napier (1550-1617) inventou o logaritmo. Embora ele não tenha introduzido o conceito do logaritmo natural, a função às vezes é chamada de logaritmo napieriano.
Apesar de ser nomeada como tábua dos logaritmos, esta tabela não disponibiliza logaritmos, mas sim as mantissas dos logaritmos decimais dos números inteiros de 1. Exemplo: O número encontrado foi 7875, então a mantissa de 6. ...
Os logaritmos são usados também na física, uma das aplicações está na escala de decibéis que mede a intensidade de sons suportáveis pelo ouvido humano. ... Portanto, a função logarítmica e também a sua inversa, que é a função exponencial, descrevem vários fenômenos naturais que são de grande importância.
Condições de Existência de um logaritmo: Nesse ponto, é importantíssimo atentar para as condições de existência de uma função logarítmica, ou seja, só existem logaritmos de logaritmandos positivos e bases também positivas e diferentes de 1 (um). Sendo assim, na expressão logb a =x x só existirá se: a>0 e b>0 e b≠1
A palavra logaritmo pode ser substituída pela palavra expoente, assim, poderíamos escrever que x é o expoente de b na base a. No caso acima, as letras utilizadas representam números e estamos interessados em descobrir o valor numérico da letra x. Essas letras recebem as seguintes denominações: x é chamado de logaritmo.
Após a publicação, surgiram vários admiradores do seu invento, sendo um o inglês Henry Briggs, que era professor de geometria em Oxford. Em 1615, Briggs fez uma visita a Napier na Escócia, e lá eles conversaram sobre a elaboração de algumas mudanças nos métodos de logaritmos. Briggs sugeriu o uso das potências de 10.
Logaritmo é uma ferramenta muito importante não somente para a área da matemática, pois possui aplicação em diversos campos da ciência, como na geografia, química e computação.
Como está o mercado de trabalho para Arqueologia?
Qual é o significado do nome Cássio?
Quais são os princípios estabelecidos pelo artigo 14 da LDB?
Quais são as 5 categorias da cultura corporal?
Quais as principais características do modernismo em Portugal?
Como funciona o indicador azul de bromotimol?
O que significa certidão emitida em um processo?
Quanto custa 1 m3 de gás natural veicular?
Precisa estar de jejum para fazer tipagem sanguínea?
O que caracteriza o pensamento?
Quantos filhos a Maria da Penha tem?
Qual foi a primeira Bíblia do mundo?
O que se sente após cateterismo?
Qual o valor de um Prisma 2015?
O que é uma pessoa muito orgulhosa?
Quais são as principais características da luz?