A expressão "indicadores sociais" surgiu nos EUA, em 1966. Foi veiculada em uma obra coletiva por Raymond Bauer e chamada Social Indicators. ... Essa foi a primeira proposta ligada aos indicadores sociais a ser referendada por um órgão do governo (ALTMANN, 1981).
– Fase de implementação: * Indicadores-processo permitem monitorar a alocação operacional de recursos humanos, físicos e financeiros. – Fase de avaliação: * Indicadores de diferentes tipos são usados para medir a eficiência, eficácia e efetividade social das políticas realizadas.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.
2.2 INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Entre eles tem-se o índice de desenvolvimento humano (IDH) e o PIB Per capita. ... Essa métrica equivale a quanto do PIB corresponderia a cada indivíduo de um dado país se o valor recebido por todos fossem em partes iguais.
Os indicadores económicos são grandezas de carácter económico, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento de países, regiões, empresas, etc. (permitindo, também, como é evidente, efetuar comparações).
Somados a isso, os livros Social indicators(1967), de Bauer, e Toward a social report(1966), publica- ção oficial do governo dos Estados Unidos, desenvolvidos sob encomenda do governo estadunidense, representaram marcos importantes no processo que ficou conhecido, na década de 1960, como “Movimento de Indicadores Sociais”.
Os insucessos, sucessos parciais e excessos do Planejamento Tecnocrático no período acabaram criando um grande ceticismo com relação às atividades de planejamento público e portanto, com relação à finalidade e utilidade dos Sistemas de Indicadores Sociais.
Esse indicador era usado, até então, para demonstrar o nível de desenvolvimento socioeconômico, no entanto mostrava- -se cada vez menos apropriado (CARLEY, 1985).
Em uma perspectiva programática, o indicador social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas (Carley 1985, Miles 1985. Essa assertiva (Indicador social apenas indica...) parece tão óbvia que alguém poderia argumentar sua pertinência neste texto.
Qual a diferença entre puritanos e calvinistas?
Como vai ficar o sobrenome do meu filho?
Em que investir com mil reais?
Qual o foco da psicomotricidade relacional?
Como calcular ativo passivo e patrimônio líquido?
Quais são os métodos de coleta de dados quantitativos?
Pode colocar adesivo na placa do carro?
Qual o significado correto de sincretismo?
Quais são as características da consciência?
Quais são os filos mais numerosos do reino animal?
O que fazer para não desbotar o cabelo ruivo?
Como colocar o Google Drive na barra de tarefas?
Como o nutricionista pode atuar na atenção básica do SUS?
Qual o estado mais barato dos EUA?
É possível a responsabilidade civil por ato lícito?