O verbo pedir é um verbo transitivo direto e indireto. Pede, assim, um objeto direto não preposicionado, que indica o que foi pedido, mas pede, também, um objeto indireto preposicionado, que indica a quem algo foi pedido.
Essa é simples: o problema da frase apresentada é que o verbo "pedir" é verbo transitivo direto e indireto, ou seja, possui dois complementos: um sem preposição, outro com. "Quem pede, pede algo a alguém", e não "quem pede, pede para alguém praticar alguma ação".
Pedi está na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pedi. Pede está na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele pede.
7 palavras que o vão ajudar a conseguir o que quer
Peço é a conjugação do verbo pedir na 1ª pessoa do singular, por exemplo: “eu peço desculpas pela nossa briga de ontem”. Existem alguns verbos na Língua Portuguesa cuja conjugação causa alteração em seus radicais ou terminações. São os verbos irregulares, que apresentam um desafio extra para quem vai escrever um texto.
Nas suas formas rizotônicas, a vogal e apresenta uma pronúncia aberta (é): ele pede, eles pedem. Gerúndio: pedindo. Particípio passado: pedido. Infinitivo: pedir. Tipo de verbo: irregular. Transitividade: transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto e intransitivo. Separação silábica: pe- dir.
Pessa ou Peça. A forma correta de escrever a palavra é peça, com ç. Pessa, com dois “s”, está incorreta. A palavra peça pode ser uma forma conjugada do verbo pedir ou um substantivo.
A forma correta de se escrever esse verbo é “peço”, com ç. O uso do ss é equivocado, não existe no vocabulário português. A palavra “peço” nada mais é do que o verbo “pedir”, conjugado na 1ª pessoa do singular, do presente do indicativo.
Como jogar Red Dead Redemption 2 online com amigos PC?
Como resfriar a fumaça do Beck?
Como jogar de 2 no Super Mario World?
Como é feita a entrega pelo PAC?
Como jogar Terraria Multiplayer via IP?
Como ocorre o processo de deriva continental?
Como baixar o Playplus na Smart TV Samsung?