De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
A partir de 1º de janeiro de 2016, é obrigatório no Brasil o uso do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Apesar de a maioria das palavras permanecer igual, algumas alterações na acentuação e na ortografia devem ser levadas em conta.
Quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra/elemento começar com vogal, não se usa o hífen. Por exemplo, a palavra hiperativo é formada pelo prefixo “hiper” (que termina com a consoante R) e a palavra “ativo” (que começa com a vogal A), por isso ela não recebe hífen. Veja outros exemplos do uso dessa regra:
As regras detalhadas aqui referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou elementos que podem funcionar como prefixos. Exemplo: anti, além, auto, co, extra, hidro, etc. 1. Palavra iniciada com H
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste.
O que é terapia biológica câncer?
Como calcular o gasto do ventilador?
Onde posso pescar em Porto Alegre?
Quais as vantagens da secagem de alimentos?
O que é uma pessoa bem quisto?
O que é benevolência na enfermagem?
Quais os três principais acordos internacionais sobre o meio ambiente?
Quais são as cidades mais lindas da Bahia?
Qual o jogo que ocupa mais espaço?
Como fazer uma playlist no seu celular?
Quais são as estratégias pedagógicas?
Quando vai lançar o filme Rio 3?
Quanto custa para acompanhar uma obra?