O CFOP 5551 é utilizado durante a venda de bens de ativo imobilizado. Se a sua empresa possui algum ativo imobilizado que será vendido, seja ele totalmente depreciado ou não, é necessário usar o CFOP 5551 para caracterizar a transação em uma nota fiscal.
5551 - Venda de bem do ativo imobilizado Classificam-se neste código as vendas de bens integrantes do ativo imobilizado do estabelecimento.
CST 041 em operações com CFOP 5551.
Na aquisição de ativo imobilizado, a Nota Fiscal deve ser emitida no momento em que entrar no estabelecimento, mesmo que simbolicamente, o bem remetido a qualquer título por pessoa natural ou jurídica não obrigada à emissão de documentos fiscais (art. 136, I, a, do RICMS/SP) II.
Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.
44 curiosidades que você vai gostar
A nota fiscal de venda será o documento que comprova a saída/venda desse ativo. Nesse caso o bem terá que ser baixado do ativo totalmente após sua venda. O bem estando totalmente depreciado (custo corrigido menos depreciação acumulada) igual a zero, todo valor obtido na sua venda será um ganho de capital tributável.
CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo. Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.
c) de "Venda do Veículo" - com o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP): 5.115 ou 6.115, sendo a operação interna ou interestadual, respectivamente, com o mesmo valor da nota fiscal de entrada em consignação, com destaque do imposto, aplicando a redução da base de cálculo para 5% ou 0%, conforme o caso, do ...
Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.
Diferenças entre os CSOSN 101/102, 400 e 900
São saídas, que não entram dinheiro, mas alteram o resultado contábil (Devolução de compras, Venda de imobilizado, amostra grátis, bonificações).
CFOP 5923 Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado.
Assim, utilize o CST 70 ou 98 nestas notas fiscais.
5904 - Remessa para venda fora do estabelecimento Classificam-se neste código as remessas de mercadorias para venda fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículos.
CFOP 6107 Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte1000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.2000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS.3000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR.5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
CFOP: Quanto ao uso temos algumas considerações a fazer: no CFOP 5908 (Remessa de bem por conta de contrato de comodato) é considerado as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. Logo, havendo contrato de comodato, o código pertinente será 5.908/6.908.
Qual o primeiro passo para emitir a NF-e
Primeiro, é preciso ter um certificado digital — obtido através de uma Autoridade Certificadora. Depois, é necessário estar credenciado na Secretaria da Fazenda. Por fim, para a emissão de NF-e, é indispensável o uso de um software especializado.
122, II, da IN RFB nº 1.911/2019, as receitas auferidas pelas empresas de compra e venda de veículos usados estão sujeitas ao regime cumulativo da contribuições, portanto, as empresas optantes do lucro presumido ou do lucro real, o recolhimento do PIS/Pasep e da Cofins será com base nas alíquotas de 3% e de 0,65%.
CFOP 1126 Compra para utilização na prestação de serviço sujeita ao ICMS (AJUSTE SINIEF 4, DE 9 DE JULHO DE 2010) - DECRETO 36.465/20111000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.1100 - COMPRAS PARA INDUSTRIALIZAÇÃO, PRODUÇÃO RURAL, COMERCIALIZAÇÃO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.
Vc deve utilizar o CFOP 1202.
Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.
Como é tributado um ativo imobilizado
Venda após um ano da aquisição do bem: Caso na venda deste bem, haja um ganho de capital, o ganho deverá ser tributado à alíquota de 15% do imposto de renda e deverá ser pago à receita federal em DARF específica com código 0507.
Não incide ICMS. no caso como e venda de ativo imobilizado deveria utilizar o CFOP 5.551 correto ? Sim, existe o CFOP específico para essa venda: 5.551 - Venda de bem do ativo imobilizado.
Para apurar o ganho de capital de pessoa jurídica será necessário descobrir a diferença positiva ou negativa entre o valor de alienação do imóvel e o valor contábil do patrimônio. O ganho de capital será encontrado assim: Valor de Alienação – Valor Contábil = Ganho de Capital.
Como colocar rodapé diferente em cada página Word?
Como converter cores RGB para CMYK no Photoshop?
Como mudar caixa de abelha jataí de lugar?
Como mudar de conta no Social Club?
Como instalar GParted no Windows?
Como foi a morte do ator Brandon Lee?
Como usar o Omegle pelo notebook?
Quem são os israelitas de hoje?
Como ativar o AÍ do homunculus?
Como saber se vc tem fobia de aranha?
Quais os sintomas de um pulso quebrado?
Como consultar o PIS 1971 a 1988?
Como saber se vc tem algum problema mental?
Como saber se as cordas do violão estão certas?
O que se torna uma pessoa egoísta?
Como saber se eu sou um adulto índigo?
Como saber se gosto do meu namorado ainda?
Como instalar o bash do Linux no Windows?
Como saber se estou perdendo o interesse?
Quais são as novas possibilidades de atuação da medicina veterinária?