O egoísmo passa despercebido em relações superficiais mas é facilmente sentido em relações íntimas sejam elas amorosa, de amizade ou familiar. Não importa o ambiente, o egoísta está sempre se priorizando, se achando merecedor de benefícios e se considerando mais importante que os demais.
Viver pensando que é preciso ser egoísta porque as pessoas ou a sociedade são egoístas cria uma enorme insegurança, como se a única saída possível fosse passar por cima dos outros. No entanto, optar por uma vida mais generosa, mais interessada nos outros e menos individualista é a melhor maneira de gerar oportunidades.
Uma pessoa egoísta não é capaz de ver as vantagens de ceder diante dos outros ou de compartilhar seu tempo, seu conhecimento ou seus recursos. As pessoas egoístas pensam que apenas o que as beneficia é realmente benéfico ou, mais ainda, que é melhor um benefício pequeno mas próprio do que um grande se for compartilhado.
Bem... Igualmente insalubre é manter um relacionamento com uma pessoa egoísta, que não consegue olhar para qualquer direção que não seja a do próprio umbigo. “Mas é só não se relacionar com um egoísta, oras”, você pensa, com o coraçãozinho cheio de ilusão. Bem...
Basicamente, o parceiro egoísta cria regras para a relação, mas elas são válidas apenas para a outra pessoa. Relacionamentos demandam comprometimento mútuo, e isso significa que, a partir do momento em que a coisa fica séria, as pessoas envolvidas pensam muito naquilo que é do interesse do casal.
Qual é o valor do show de Gusttavo Lima?
Como funciona a desoneração da folha de pagamento?
Qual é a droga mais forte que existe?
Quantos km o Celta faz com 1 litro de gasolina?
Qual a confissão de fé da Igreja Batista?
Quais tipos de recipientes podem ser utilizados para a produção de mudas de hortaliças?
O que é a bacia no corpo humano?
Como funciona o ano letivo na Alemanha?
O que acontece se eu tomar 3 ibuprofeno de uma vez?
Quando a internação psiquiátrica é necessário?
Quanto tem em uma caixa de cerâmica 30x30?
Quais são as principais reivindicações do movimento operário?
Quem tem isquemia pode fazer exercício?
O que é perverso na psicanálise?