Quando posso pedir a revogação da prisão preventiva?

Pergunta de Miguel Santos em 22-09-2022
(18 votos)


Quando posso pedir a revogação da prisão preventiva?

A revogação aplica-se aos casos de prisão cautelar (temporária ou preventiva), que precisam de requisitos para serem decretadas. Quando o magistrado constatar que as exigências legais não estão mais presentes, deve revogar a prisão ou substituí-la por medidas cautelares diversas.

Como pedir a revogação da prisão preventiva?

O advogado do réu pode pedir a revogação da prisão preventiva dentro dos autos do próprio processo, anexando a documentação que achar necessária para a sua argumentação de por que a prisão preventiva não deveria acontecer.

Quais os pedidos devem existir na revogação de prisão preventiva?

É pacificado na doutrina e jurisprudência pátria, que em casos de desaparecimento das razões originadoras da decretação da custódia provisória, ou seja, ausente o justo motivo para sua manutenção, esta deverá ser imediatamente revogada.



Qual a diferença entre revogação da prisão preventiva e liberdade provisória?

A diferença do pedido de Revogação da Prisão e do Pedido de Liberdade Provisória é o momento do pedido, uma vez que enquanto o Pedido de Liberdade Provisória é cabível antes da análise do juiz pela decretação ou não da prisão preventiva, o pedido de Revogação ocorre enquanto já decretada a prisão preventiva.

Quando se requer a revogação da prisão preventiva?

Contudo restaria claro o equívoco. O mesmo se dá quando se requer a revogação da prisão preventiva na audiência de custódia. É preciso frisar que nesta audiência o juiz analisará se o auto de prisão em flagrante preenche todos os requisitos previstos em lei, ou seja, analisará se está presente alguma ilegalidade.

Qual a regra para a prisão provisória?

A regra, portanto, na falta de motivos para a imposição da prisão preventiva, será a decretação da liberdade provisória, sem fiança. Em face da situação danosa que o paciente se encontra, justifica-se a presente medida.



Como se portar numa audiência de custódia?

Audiência de custódia. Relaxamento da prisão, liberdade provisória e revogação da prisão preventiva. Dia desses recebi a ligação de um colega recém-formado, o qual tinha dúvidas a respeito de como se portar numa audiência de custódia, a qual seria realizada no dia seguinte.

Por que o recurso seria admitido na audiência de custódia?

Provavelmente o recurso seria admitido em virtude do preenchimento dos pressupostos, da tempestividade e da fungibilidade recursal prevista no artigo 579 do Código de Processo Penal. Contudo restaria claro o equívoco. O mesmo se dá quando se requer a revogação da prisão preventiva na audiência de custódia.



Outras questões

Qual a idade da geração Millennial?

O que quer dizer 24 por 48?

Quando Klaus e Caroline começam a namorar?

Qual é o verdadeiro é mais profundo sentido do Natal?

Qual é a maior raça de lobo?

Quais os sintomas do baby blues?

Quais os tipos de granito mais barato?

Para que serve a avaliação física na academia?

Pode usar Bardal em moto?

Como surgem as bactérias?

Quais são os 10 maiores felinos?

O que é geada na Bíblia?

Qual o remédio indicado para inflamação?

Qual é o plural de container?

Como a solidão pode matar?

Qual cor de cada signo?

Pode usar secador para secar cabelos cacheados?

Para que serve pino microtubo?

Quanto um aposentado do Exército ganha?

Quanto tempo demora para tirar o RG no Poupatempo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com