Quando podemos propor uma ação popular?

Pergunta de Sofia Paiva Amaral em 27-05-2022
(62 votos)

A ação popular deve ser utilizada na defesa de interesses e direitos difusos, quais sejam, os transindividuais, de natureza individual, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.

Quais os requisitos para uma ação popular?

O STJ já pacificou o entendimento de que, para a existência de uma ação popular, são necessários três pressupostos: a condição de eleitor do proponente, a ilegalidade ou ilegitimidade do ato e a lesividade decorrente do ato praticado.


O que pode ser objeto de ação popular?

O objeto da ação popular é o combate ao ato ilegal ou imoral e lesivo ao patrimônio público, contudo, não se exige o esgotamento de todos os meios administrativos e jurídicos de prevenção ou repressão aos atos ilegais ou imorais e lesivos ao patrimônio público para seu ajuizamento.

O que é ação popular exemplos?

Por exemplo: se algum órgão público determina que um prédio histórico tombado deve ser demolido, um cidadão pode entrar com uma ação popular pedindo a suspensão desse ato, evitando que a demolição aconteça.

O que é uma ação popular?

A ação popular é uma ação constitucional posta à disposição de qualquer cidadão que visa a invalidar ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural (art.

Ação Popular - Art. 5º, LXXIII, da CF/88


36 curiosidades que você vai gostar

Quais as espécies de ação popular?

A ação popular, o voto universal, a iniciativa popular de lei, os plebiscitos, os referendos e o direito de organização e participação em partidos políticos são considerados formas de soberania popular, pois, utilizando-se desses institutos, o povo pode, diretamente, fiscalizar o poder público, conforme leciona Moraes ...

Qual a natureza da ação popular?

Almeida entende que a ação popular tem natureza jurídica dupla. Para ele, primeiramente, é um direito constitucionalmente político de participação que possibilita a fiscalização direta da Administração Pública. É, também, uma garantia processual constitucional que se exerce desse direito político mencionado[8].

Quem pode ser sujeito passivo de uma ação popular?

São sujeitos passivos desta ação todas as entidades, as pessoas jurídicas de direito público ou privado, de que o poder público participe, as autoridades funcionários ou administradores, que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissão, tiverem dado oportunidade à lesão e, ...

Qual artigo da ação popular?

O inciso LXXIII do Artigo 5º da Constituição trata sobre a ação popular, um “remédio constitucional” que funciona como mecanismo para que cidadãos tenham poder de anular atos que sejam lesivos ao patrimônio público. Dessa forma, a ação popular tem grande importância para a defesa dos interesses coletivos da população.



Outras questões

O que precisa para escritura pública de compra e venda?

Quanto tempo pode durar uma terapia?

Como descobrir cor do Excel?

O que significa a princípio não?

Pode usar vitamina C no rosto na praia?

Quantos mg de ibuprofeno pode tomar?

Qual é a antipartícula do próton?

Qual a joia mais linda do mundo?

Qual a porcentagem de fósforo no adubo Super Simples?

Como inserir várias caixas de seleção no Excel?

Como saber se tenho doença degenerativa?

Como funciona o escalonamento de processos no Windows?

O que acontece após a retirada do DIU de cobre?

Como calcular o MMC de 12 é 15?

Qual é o certo Entertido ou entretido?

Como colocar imagem na tabela?

O que é elementos não constitutivos do crime?

Como apagar risco de caneta?

Onde é fabricado o tênis da Adidas?

Quanto maior o pneu menos pressão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com