Quando podemos propor uma ação popular?

Pergunta de Sofia Paiva Amaral em 27-05-2022
(62 votos)

A ação popular deve ser utilizada na defesa de interesses e direitos difusos, quais sejam, os transindividuais, de natureza individual, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.

Quais os requisitos para uma ação popular?

O STJ já pacificou o entendimento de que, para a existência de uma ação popular, são necessários três pressupostos: a condição de eleitor do proponente, a ilegalidade ou ilegitimidade do ato e a lesividade decorrente do ato praticado.


O que pode ser objeto de ação popular?

O objeto da ação popular é o combate ao ato ilegal ou imoral e lesivo ao patrimônio público, contudo, não se exige o esgotamento de todos os meios administrativos e jurídicos de prevenção ou repressão aos atos ilegais ou imorais e lesivos ao patrimônio público para seu ajuizamento.

O que é ação popular exemplos?

Por exemplo: se algum órgão público determina que um prédio histórico tombado deve ser demolido, um cidadão pode entrar com uma ação popular pedindo a suspensão desse ato, evitando que a demolição aconteça.

O que é uma ação popular?

A ação popular é uma ação constitucional posta à disposição de qualquer cidadão que visa a invalidar ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural (art.

Ação Popular - Art. 5º, LXXIII, da CF/88


36 curiosidades que você vai gostar

Quais as espécies de ação popular?

A ação popular, o voto universal, a iniciativa popular de lei, os plebiscitos, os referendos e o direito de organização e participação em partidos políticos são considerados formas de soberania popular, pois, utilizando-se desses institutos, o povo pode, diretamente, fiscalizar o poder público, conforme leciona Moraes ...

Qual a natureza da ação popular?

Almeida entende que a ação popular tem natureza jurídica dupla. Para ele, primeiramente, é um direito constitucionalmente político de participação que possibilita a fiscalização direta da Administração Pública. É, também, uma garantia processual constitucional que se exerce desse direito político mencionado[8].

Quem pode ser sujeito passivo de uma ação popular?

São sujeitos passivos desta ação todas as entidades, as pessoas jurídicas de direito público ou privado, de que o poder público participe, as autoridades funcionários ou administradores, que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissão, tiverem dado oportunidade à lesão e, ...

Qual artigo da ação popular?

O inciso LXXIII do Artigo 5º da Constituição trata sobre a ação popular, um “remédio constitucional” que funciona como mecanismo para que cidadãos tenham poder de anular atos que sejam lesivos ao patrimônio público. Dessa forma, a ação popular tem grande importância para a defesa dos interesses coletivos da população.



Outras questões

Quais são os tipos de prisão cautelar?

Como se cadastrar na Hinode?

Quem tem direito à isenção de ICMS na conta de luz?

Como se separa patinete?

Quem responde o pêndulo?

Qual o número da minha alma?

Como se separa a palavra tireóide?

Como descobrir quais cores me favorecem?

Como separa coalho?

Como saber se alguém está usando o meu CPF?

Como separar a sílaba ilhado?

Qual é o dia mais importante do ano?

Como se separa a sílaba piada?

O que é a área de um lugar?

Como separar a palavra submissão?

Como descobrir as cores do resistor?

Como se separa a palavra respiratória?

Como descobrir dores da persona?

Quantas sílabas tem pessoal?

Qual a relação entre altura e tamanho do pé?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com