Quando pode ocorrer a eritroblastose fetal?

Pergunta de Alexandra Raquel Ribeiro em 27-05-2022
(16 votos)

A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.

Como a eritroblastose fetal pode ocorrer na primeira gestação?

Durante a primeira gestação o bebê não será afetado. Porém, o contato do sangue da mãe e do bebê no momento do parto faz com que o organismo materno receba as hemácias do filho e comece a produzir anticorpo anti-Rh. Assim, em uma segunda gestação, se o bebê for Rh+, o organismo materno possui anticorpo anti-Rh.


Quais os riscos da eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal é doença que acomete o feto ainda dentro do útero, causando destruição das hemácias (hemólise), o que pode evoluir para insuficiência cardíaca fetal, edema generalizado e morte fetal intrauterina.

Quais são os sintomas da doença eritroblastose fetal?

Sintomas da doença

Os sintomas da eritroblastose fetal só podem ser notados após o nascimento do bebê, entre eles está a anemia, edema e icterícia (pele amarela) no recém-nascido. Porém, os exames pré-natais são essenciais para medidas preventivas.

Em que circunstâncias um casal pode ter um filho com eritroblastose fetal?

Isso pode ocorrer quando o pai do bebê é Rh positivo. Se a mãe possuir Rh negativo (rr) e o pai, Rh positivo (R_), existe probabilidade de o casal gerar um bebê com Rh positivo (Rr), uma vez que o R é dominante e o r é recessivo. O genótipo do Rh positivo pode ser RR ou Rr, enquanto o negativo é apenas rr.

Eritroblastose Fetal l Doença Hemolítica do Recém-nascido (Fator Rh) - Bio Aulas


27 curiosidades que você vai gostar

O que é eritroblastose fetal *?

Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. O distúrbio costuma resultar de incompatibilidade entre os grupos sanguíneos materno e fetal, geralmente os antígenos Rho(D).

Por que filhos de mães do grupo o tem menor chance de desenvolver DHRN?

Os anticorpos anti-A e anti-B de indivíduos de grupo O são da classe IgG e podem estar presentes em altos títulos. Recém-nascidos, filhos de mães O têm, portanto, maior chance de desenvolver DHRN por incompatibilidade ABO. O indivíduo de grupo O apresenta em seu soro/plasma anticorpos anti-A, anti-B.

Como diagnosticar a eritroblastose fetal?

O diagnóstico de Eritroblastose Fetal pode ser feito durante a gravidez ou após o nascimento através de exames. A patologia pode ser identificada clinicamente com a investigação dos tipos sanguíneos dos pais e com a procura de anticorpos anti-Rh na mãe.

Como se previne a doença hemolítica do Recém-nascido?

Prevenção da doença hemolítica do recém-nascido

Para evitar que uma mulher com sangue Rh negativo desenvolva anticorpos contra os glóbulos vermelhos do feto, ela recebe uma injeção de um preparado de imunoglobulina anti-D (Rh0) aproximadamente na 28ª semana de gestação e novamente 72 horas após o parto.



Outras questões

Como usar babosa na pele irritada?

Pode passar babosa na pele oleosa?

Como usar o açafrão para dores nas articulações?

Como usar aveia para dermatite atópica?

Pode usar aspirador nasal em bebê?

Como utilizar forma de chocolate?

É bom ter minhoca em horta?

É verdade que babosa faz o cabelo crescer?

Como usar uma galocha?

Como fazer pomada cicatrizante de babosa?

Como engrossar os fios do cabelo com babosa?

Como usar babosa no tratamento para acne?

Como configurar o Apache?

Como usar o óleo de Argan da Lola?

Como usar o Advocate no gato?

Como usar o Aluma no cabelo?

Como utilizar o AVA Moodle?

Como usar a vírgula na frase?

Como usar o Access passo a passo?

Como usar o Anki para estudar inglês?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com