O Fandango do Nordeste do Brasil, ou Fandango Nordestino, é uma festa popular brasileira em homenagem aos marujos, que acontece na época do Natal, no Norte e no Nordeste do Brasil e ainda em alguns lugares de São Paulo.
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. ... A coreografia tradicional mantém os bailados e sapateados, e a dança segue através de improvisos dos dançarinos. As músicas são sempre acompanhadas por poesia cantada e duas violas, sanfonas, rabeca e maxixe.
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, ...
A marujada é também chamada de fandango. É uma festa popular com música, encenações e coreografias.
Segundo o músico Rodolfo Vidal, que faz parte do grupo de fandango Terra Firme, normalmente o grupo é formado por cinco ou seis pessoas e são utilizadas duas violas, uma rabeca, um pandeiro ou adufo e uma caixa de folia. “Da rabeca se formou o violino.
26 curiosidades que você vai gostar
Fandango é um estilo musical caracterizado pela sua dança, com movimentos frenéticos, animados e exibicionistas, marcado principalmente pelo sapateado. A dança do fandango é acompanhada predominantemente por violas e outros instrumentos de corda. O ritmo da melodia, no entanto, pode ser dramático ou agitado.
Sua formação instrumental básica é composta por dois tocadores de viola, um de rabeca e um de adufo. Os homens participantes usam tamancos feitos de madeiras duras para marcar as batidas do ritmo. Atualmente, violão e cavaquinho também são utilizados em vários grupos, além de pandeiros, surdos e tantãs.
Marujada é uma das danças típicas do Acre. ... Em Rio Branco a Marujada é uma referência. Ela representa bem a importância das embarcações fluviais no contexto cotidiano do acreano nos anos 40.
O fandango da região Nordeste difere-se da tradição encontrada na região Sul do Brasil, onde é denominada de Fandango Caiçara. No Paraná e em São Paulo a festa é típica entre caiçaras, povo pescador de origem cabocla do litoral paranaense, que possuem coreografias específicas e preservam a cultura do barreado.
A marujada surgiu em Portugal, como comemoração às conquistas das terras encontradas por meio das navegações ultramarinas dos séculos XVI e XVII. Retrata a vida difícil dos marujos as longas travessias oceânicas daquela época.
Imortalizado pelo compositor Luiz Gonzaga, o xote nordestino tem uma cadência binária ou quaternária, tocada em marcha rápida. Nas tradicionais festas juninas, porém, este ritmo soa de forma mais lenta. É possível encontrar várias maneiras de dançar esta sonoridade.
São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua. Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. ... Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento. Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.
O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Atualmente, estilos como o forró e o baião têm grande destaque nas festas juninas.
O maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país. Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”.
Enquanto o maracatu nação surge como o cortejo de uma corte imperial; no maracatu rural o cortejo representa as brincadeiras dos trabalhadores rurais. Além disso, há distinção nas composições dos cortejos e de seus personagens, o que diferencia ambas manifestações.
O Fandango chegou ao litoral do Paraná com os primeiros casais de colonos açorianos e com muita influência espanhola, por volta de 1750 e passou a ser batido principalmente durante o Intrudo (percussor do Carnaval).
No Sul; nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; o fandango é uma festa em que se executam várias danças regionais. ... Para dançar, os cavalheiros e seus pares formam uma grande roda. As senhoras não sapateiam, mas podem fazer uso de castanholas.
Segundo os fandangueiros, a rabeca enfeita o fandango e, por não ter pontos como a viola, é mais difícil de ser tocada. O dandão e a chamarrita, modas valsadas, possuem vários temas diferentes para rabeca, e podem ser tocados na mesma moda conforme a vontade do rabequista.
Patrimônio cultural e artístico do Pará, a festa em louvor ao Santo Preto, como é conhecido, é celebrada há 222 anos, sempre em dezembro. O ponto alto acontece no dia 26, quando a Marujada, parte do ciclo de São Benedito, enche a cidade de ritmo e cores.
Três apresentações marcam a Marujada: a primeira no dia de Natal, a segunda no dia de São Benedito, 26 de dezembro e a terceira acontece no dia 1º de janeiro. A festa tem a mesma origem que a irmandade de São Benedito: em 1798, quando os senhores atenderam ao pedido dos escravos para a organização da irmandade.
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
Em algumas danças é comum os dançadores utilizarem tamancos feitos de madeira para manter o ritmo, cantado em versos tirados pelo mestre da dança. Na música que dá o ritmo ao Fandango são usados como instrumentos a viola, machete, rabeca, pandeiro e caixa.
Segundo os fandangueiros, a rabeca enfeita o fandango e, por não ter pontos como a viola, é mais difícil de ser tocada.
Atualmente, uma orquestra de frevo de rua desfila com instrumentos como saxofones, clarinetes, pistões, trombones, tubas, taróis, surdos e bombardinos. Em vez de instrumentos de percussão e metais, o frevo de bloco é executado por uma orquestra de pau e corda, composta por violões, bandolins, flautas e cavaquinhos.
Na execução do carimbó não podem faltar os instrumentos principais: dois tambores, o reco-reco, o afochê, a flauta, o banjo, o pandeiro e o ganzá. A coreografia normalmente é iniciada pelos homens, que convidam as suas parceiras para dançar, batendo palmas.
Como tirar manchas de cola do mármore?
Como usar ampolas para o cabelo?
Como limpar zircônia esverdeada?
Como tirar cola de isopor da parede?
Como tirar manchas de botas de camurça?
Como tirar a cola da tela do celular?
Como tirar o grude da banana verde?
Como limpar lente de câmera Analogica?
Como tirar rótulo de lata de leite em pó?
Qual produto usar para limpar piscina de plástico?
Como tirar a cor da imagem no Photoshop?
Como desentupir geladeira frost free Bosch?
Como limpar um piso de cimento?