Valor Contábil maior que o Valor Recuperável: com o Valor de Recuperação do Ativo menor que o Valor Líquido Contabilizado tem-se o que chamamos de Ativo Super Valorizado contabilmente. Isso significa que a empresa terá que reconhecer uma Perda.
Um ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. A entidade deve avaliar, no mínimo ao fim de cada exercício social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização.
I Quando o valor recuperável é maior que o valor contábil, faz-se o lançamento da perda por imparidade. II Valor recuperável é o valor justo líquido de despesas de venda do ativo ou o seu valor em uso, optando-se pelo menor.
Se o valor contábil de uma unidade ultrapassar seu valor recuperável, a entidade deverá reconhecer a desvalorização de acordo com o item 99.
O que é Valor Recuperável? O Valor Recuperável de um ativo é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. Nessa perspectiva, quando o valor contábil de um item supera o seu Valor Recuperável, é possível determinar que ele está desvalorizado.
30 curiosidades que você vai gostar
O valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor líquido de venda do ativo e o valor em uso desse ativo. Portanto, como o ativo na questão está registrado por valor inferior ao valor de uso, nenhuma providência deverá ser tomada pela entidade.
Se o valor recuperável do ativo for maior do que seu valor contábil, não será necessário nenhum registro. Porém, se o valor recuperável for menor que o valor contábil, a empresa deverá efetuar o ajuste, debitando-se a conta de “Despesa de perda por desvalorização de ativos” e creditando-se uma conta redutora do ativo.
Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e.
Nesses casos o ativo também deve ser reconhecido com o seu valor de mercado. Para (FIPECAFI, 2010) O valor recuperável de um ativo Imobilizado é definido como maior valor entre: (i) o valor líquido de venda de um ativo ; e (ii) o valor de uso desse ativo.
Perda por desvalorização é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável. Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.
Além de ser previsto em Lei, a verificação do valor recuperável ativos deve ser efetuada quando: Houver obsolescência, reestruturação ou venda parcial de ativos; O desempenho econômico da empresa for pior do que esperado, ou seja, não atingindo as metas definidas no planejamento estratégico e orçamento empresarial.
De acordo com o Pronunciamento Técnico nº 01 (R1) (2010), o valor recuperável de um bem, pode ser mensurado de duas maneiras: através do seu valor líquido de venda, que se refere ao montante obtido pela venda de um ativo, retirando-se as despesas com a venda; e através do valor líquido de uso que corresponde ao valor ...
O CPC 04 tem dois objetivos principais: o primeiro é definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis (exceto os abrangidos em outro Pronunciamento), e o segundo é mensurar o valor contábil, exigindo divulgações específicas sobre esses ativos.
O que é goodwill? Quando uma empresa é colocada à venda, é comum que o valor pago pelo comprador seja maior ao valor de mercado. Essa quantia a mais trata-se do goodwill. Isso acontece pois o patrimônio da empresa pode ir bem além do que aqueles representados pelos ativos palpáveis, bens materiais.
O aumento do valor contábil de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), atribuível à reversão de perda por desvalorização não deve exceder o valor contábil que teria sido determinado (líquido de depreciação, amortização ou exaustão), caso nenhuma perda por desvalorização tivesse sido ...
Essa perda deve ser reconhecida no resultado do exercício, exceto se o ativo tiver (anteriormente) sido reavaliado; situação em que a perda deve ser reconhecida como reversão da reserva de reavaliação (e dos respectivos tributos diferidos).
O teste de impairment precisa ser feito anualmente, para todos os ativos que se enquadram como bens do ativo intangível, bens de ativo imobilizado, imóveis que não estão contabilizados por valor justo e aplicações financeiras da empresa.
O teste de impairment deve acontecer quando fatores conjunturais indicarem a redução do valor recuperável dos ativos. ... Caso um desses valores exceda o valor contábil do ativo, não haverá desvalorização nem necessidade de estimar o outro valor.
Se, por outro lado, o ativo estiver registrado por valor inferior ao valor recuperável, nenhuma providência deverá ser tomada pela entidade. Existe a possibilidade de uma perda por desvalorização reconhecida em período anterior não mais existir ou ter diminuído.
Além do capital humano, a propriedade intelectual corporativa, incluindo itens como patentes, marcas registradas e direitos autorais são considerados ativos intangíveis, assim como o reconhecimento de marca e goodwill.
Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e. se espera utilizar por mais de um período.
Isto é, para ser considerado um ativo imobilizado espera-se que pelo menos esse bem tenha vida útil de 1 ano ou mais, portanto entende-se que os imobilizados são bens duráveis, bens que mesmo que tenham outras características de imobilizado, mas tenham uma vida útil inferior a 1 ano não devem ser classificados como ...
Para realizar o teste de impairment, devemos calcular o valor recuperável, dado como o maior entre o valor em uso ($50) e o valor justo líquido de despesa de venda ($60) – Logo, o valor recuperável apurado é de $60.
Resposta: O valor justo dos bens é registrado nas próprias contas do ativo e do passivo, e a contrapartida na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial do patrimônio líquido.
O teste de impairment é o procedimento de comparação do valor de balanço de um ativo (Valor Contábil) com o seu valor estimado de retorno (Valor Recuperável). Caso o Valor Contábil do ativo seja maior do que o seu Valor Recuperável o impairment deve ser contabilizado.
Como deve ocorrer a transição da educação infantil para o ensino fundamental?
Como é a divisão do Novo Testamento?
Onde fica o Arquivo Personal do Excel?
Como organizar minha rotina da semana?
Como os combustíveis podem ser classificados?
Como organizar uma adega em casa?
Como podem ser classificados os calcários?
Como são classificadas as variáveis estatísticas?
Qual a classificação dos cosméticos?
Como é classificado o mercado financeiro?
Como podem ser classificados os alimentos que consumimos diariamente?
Qual a classificação atual para as lesões por pressão?
Como os cromossomos são classificados explique?
Quais são as lesões elementares da pele?
O que é questionamento ou indagação?
Quantos habitantes para ser cidade pequena?
O que ocorre na fase organogênese?
Como ocorre o processo de reprodução dos sapos?