O pronome oblíquo átono funcionará como sujeito do infinitivo quando o verbo da oração principal for um dos causativos MANDAR, DEIXAR, FAZER ou um dos sensitivos VER, OUVIR, SENTIR, e o verbo da oração subordinada, na função de objeto direto, vier no infinitivo. ...
Nas orações formadas por verbos no infinitivo, o sujeito é sempre um nome, em geral um substantivo, que pode ser substituído por um pronome. Se essa oração com verbo no infinitivo não for uma oração reduzida do infinitivo, o pronome empregado deve ser obrigatoriamente um pronome reto (eu, tu, ele e etc.).
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.
O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.
28 curiosidades que você vai gostar
Em poucas palavras: o infinitivo impessoal é simplesmente o verbo que não flexiona, o verbo em seu estado puro, sem variação (exemplos: viajar, deitar, correr, ouvir, pôr).
“Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
O infinitivo impessoal é usado habitualmente em locuções verbais, em verbos preposicionados e quando não há um sujeito definido. As terminações do infinitivo impessoal são -ar para os verbos da 1. ª conjugação, -er para os verbos da 2. ª conjugação e -ir para os verbos da 3.
Infinitivo Impessoal Quando não se refere a um sujeito. Exemplo: É essencial caminhar. ... Quando vem depois da preposição "de", servindo como complemento nominal. Exemplo: Não existe receita mais fácil de fazer. ... Quando fazem parte de uma locução verbal. Exemplo: ... Quando exprime ordem.
Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regularesVerbo estudar;Verbo cantar;Verbo amar;Verbo achar;Verbo aprender;Verbo correr;Verbo viver;Verbo partir;
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. ... O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais.
O argumento é simples: quem mandou foi “ele” (sujeito), mas quem vai sair são “as pessoas” (sujeito plural da segunda oração). Seria o mesmo caso de “Nós (sujeito) deixamos as secretárias (sujeito) resolverem o caso”.
2) Quando o sujeito do verbo no infinitivo for diferente do sujeito do verbo da outra oração, flexiona-se o infinitivo: – Meninos, vejo estarem atrasados mais uma vez. O sujeito do infinitivo estar (vocês), é diferente do sujeito do verbo da outra oração: eu. – Falei a eles sobre a vontade de deixarmos o time.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada.
...
Verbos que têm apenas particípio irregularVerbo dizer: dito;Verbo fazer: feito;Verbo escrever: escrito;Verbo pôr: posto;Verbo ver: visto;Verbo vir: vindo:Verbo abrir: aberto;Verbo cobrir: coberto.
Recapitulando, portanto: o infinitivo é impessoal quando, na oração, não tem sujeito e pessoal quando tem.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
O infinitivo pessoal é uma forma flexionada do infinitivo. Forma-se a partir do próprio infinitivo, com a adição do sufixo adequado.
IndicativoPresente. eusou. tués. eleé nóssomos. ... Pretérito Imperfeito. euera. tueras. eleera. nóséramos. ... Pretérito Perfeito. eufui. tufoste. elefoi. nósfomos. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eufora. tuforas. elefora. nósfôramos. ... Futuro do Presente. euserei. tuserás. eleserá nósseremos. ... Futuro do Pretérito. euseria. tuserias. eleseria. nósseríamos.
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...
As terminações verbais, também chamadas de desinências modo-temporais e desinências número-pessoais, indicam a flexão de um verbo em modo, tempo, número e pessoa.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
Estavam é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo. O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade, de duração no tempo.
Como participar do Jogo das fichas no SBT?
Como participar de um leilão da Receita Federal?
O que fazer para se tornar um milionário?
Como impedir a recuperação de arquivos deletados do celular?
Como participar da Fábrica de casamento SBT?
Como funciona o processo seletivo da Atento?
Como participar do programa Encontro ao vivo?
Como mudar a vista isométrica no Solidworks?
Como alterar a voz do tradutor do Google?
Quando a maré está baixa em Maragogi?
Como mudar a sua voz no áudio do WhatsApp?
Como calcular preço de projeto de arquitetura?
Quais as faculdades com melhores notas no MEC?