Mas com valor de adição O uso da vírgula antes do mas é facultativo quando a conjunção mas assume um valor aditivo, podendo ser usada ou não a vírgula antes de mas: Ele não era só elegante mas também bem simpático. Meu sobrinho não só me enganou mas também roubou meu dinheiro.
O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete».
2. Conjunções Adversativas. Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.
OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto. Diferente de "entretanto", que tem o mesmo significado e permite as vírgulas.
Não que seja uma imposição em termos gramaticais mas evite usar mas e e no início do período. São conjunções, respectivamente, adversativa e coordenativa aditiva pelo que recomenda-se a “continuidade” ( ou sentido aditivo ) na sua utilização. A utilização de mas indica uma oposição entre ideias.
Qual formato de unha afina os dedos?
Quais são os benefícios proporcionados pelos esportes coletivos?
O que é a integridade referencial?
Qual é a parte do corpo que a tartaruga usa para nadar?
Onde assistir Quintal da Cultura?
Qual é o complemento de 20 graus?
Como saber se uma função é Bijetora pelo gráfico?
Quais são os componentes principais ligados ao medo?
Qual é a definição de um corpo perfeito?
Quais são os países que ainda tem rei?
Como foi elaborada a Teoria da Evolução?
Qual a carga de um antipróton?
Onde passar o final de semana no RS?
Porque TV Philips é mais barata?