Quando o gelo entra em contato com a pele, ocorre um choque térmico! O gelo, mantido sobre a superfície cutânea, ativa receptores de temperatura e os responsáveis por transmitir mensagens de dor, e é por isso que sentimos uma queimação.
- Hidratante com ativos prebióticos é fundamental para fortalecer a barreira de proteção da pele; - Loção ou gel de limpeza sem sulfato para não remover toda a oleosidade do rosto; - Evite o uso de esfoliantes e tônicos adstringentes, que podem sensibilizar a pele!
O congelamento do tecido procede à queimadura pelo frio. Nesse caso, os vasos sanguíneos da pele se contraem em excesso causando vermelhidão ou palidez, dormência, formigamentos e dores na região afetada.
- Evite usar esponjas e sabonetes antissépticos, pois ressecam o corpo; - Aumente o consumo de água mineral ao longo do dia para repor sua perda através da pele; - Reponha a barreira lipídica por meio do uso de hidratantes corporais, especialmente após o banho.
Existe um tipo de gelo que não derrete, ou seja, não passa para o estado líquido. Ele é chamado de gelo seco, mas é formado por dióxido de carbono (CO2) no estado sólido. Apesar de sua baixa temperatura, o gelo funciona como ótimo isolante térmico, sendo quase 100 vezes mais eficiente que elementos como o alumínio.
Mas sabia que é possível queimar-se também com gelo? As queimaduras podem ser causadas por vários estímulos: térmicos (muito quente ou muito frio, o caso do gelo), químicos (por meio de ácidos, por exemplo) e até mesmo elétricos (um choque muito forte).
Como tratar a pele queimada? Depois que a queimadura já estiver cicatrizada, você precisará de cuidados diários. Dessa forma, você evitará cicatrizes e o surgimento de marcas na pele.
Cristais de gelo se formam na superfície da pele em vez de dentro dela, como na queimadura. Os vasos sanguíneos da pele se contraem em excesso, causando palidez ou vermelhidão. Dormência, dores e formigamentos poderão surgir; no entanto, a pele deve responder normalmente à pressão, sem dormência excessiva e mantendo sua textura normal.
Encha uma tigela ou bacia com água entre as temperaturas de 40 e 42 °C, com 40,5 °C sendo considerada a temperatura ideal. Evite temperaturas acima destas, já que a pele pode ser queimada, causando bolhas. Se disponível, adicione sabão antibacteriano à água para evitar infecções. Submerja a área afetada durante 15 a 30 minutos.
Como tratar uma queimadura ligeira? Arrefecimento: primeiro, remova qualquer peça de roupa ou acessórios da área queimada, e coloque-a debaixo de água entre 5 e 25ºC durante 10 a 20 minutos. Não quebre nenhuma bolha que se possa formar. Para queimaduras solares pode saltar este passo.
Como saber se fui selecionado para CNH Social?
Como funciona o sistema de filiais?
O que é o Bendix do motor de arranque?
Quantas vezes posso usar o Bilhete Único mensal?
Como age o laser CO2 fracionado?
Como é o CNPJ de uma franquia?
O que é uma MEI e como funciona?
O que é o socialismo e como funciona?
Como gerar o boleto do MEI em atraso?
Como funciona o link de pagamento da Stone?
O que é uma condicionante e em quais licenças sua ocorrência está prevista?
Como funciona o cheque especial da Caixa?
Tem como imprimir Certificado Digital?