Enquanto o animal recém-nascido é denominado de bezerro (até que complete um ano de idade), o período de um até três anos é denominado como a fase de garrote ou novilho do bovino. Embora sejam fases muitos próximas, os cuidados com os animais são diferente.
Alguns especialistas indicam que cada raça tem uma indicação própria, mas geralmente, a idade inicial da vida reprodutiva é 15 meses.
Touros Nelore apresentam-se sexualmente maturos entre os 20 e 22 meses de idade.
O boi, nada mais é que o macho da vaca que foi castrado e o touro é o macho que não foi castrado. A diferença é que o touro é usado nas criações de gado bovino para cruzar com as vacas, aumentando o rebanho por meio da reprodução.
O bovino do sexo masculino começa a produção de sêmen, a partir dos 24 meses de idade. A partir dos dois anos, é possível inserir esse animal na estação de monta. A cada estação, um único touro está apto a cobrir entre 25 e 30 vacas. O sucesso de uma estação de monta depende muito do planejamento.
43 curiosidades que você vai gostar
Isso ocorre graças ao acesso à alimentação específica para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses.
“No gado taurino, gado de origem europeia, a expressão de cio ocorre entre os 12 a 14 meses. Já no gado zebuíno, nas Nelore, principalmente, a expressão de cio ocorre entre 16 e 18 meses”, revelou.
(1986) estimaram a média para o período de gestação em 295,18 ± 0,5 dias, com coeficiente de variação de 2,2%.
O tempo de gestação em bovinos varia de 280 a 300 dias, sendo o maior período observado em gados mestiços de raças zebuínas. Para a intensificação nos cuidados, é ideal que sejam formados lotes de vacas em final de gestação, o lote de transição pré-parto, onde se encontram animais de 90 a 30 dias antes do parto.
A vida reprodutiva dos touros pode ir além de 10 a 12 anos. No entanto, os touros devem ser substituídos ou trocados de rebanho, a cada três anos, para evitar que cubram suas próprias filhas.
A vida útil de um touro dura e torno de 10 a 12 anos. A quantidade e qualidade do sêmen variam de acordo com a raça e manejo que esse bovino recebe.
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves. Considerando-se 4 anos como a idade média ao primeiro parto, e o descarte aos 10 anos de idade, a vaca deixa, em média, de 4 a 5 bezerros.
A duração da gravidez é de cerca de 280 dias que são 40 semanas ou 10 meses lunares.
No dia do cio, a vaca fica muito agitada, ela se movimenta muito e procura outras fêmeas para montar. Fique atento a um corrimento claro na vulva do animal. Também é característico de cio. No dia do cio, o animal se alimenta pouco e também tem pouca atividade leiteira.
Primeiramente o produtor pode utilizar um implante de progesterona. “Ele pode usar um implante de progesterona, deixar por 12 dias (na novilha), fazer o cipionato na retirada e voltar esses animais aos touros”, explicou Cassiolato. Além disso, outra opção é usar progesterona injetável.
O intervalo médio de repetição de cio é de 21 dias, podendo variar de 17 a 24 dias. A duração é de 10 a 18 horas. A correta observação durante esse período é fundamental para o sucesso da inseminação.
Preço do bezerro bate R$ 3.000 e não tem muito espaço para cair, diz consultor.
Os resultados evidenciaram idade média de 24,10 ± 5,13 meses e peso médio de 304,83 ± 48,23 kg nas 37 novilhas prenhas.
A avaliação de um bom reprodutor deve ser fenotípica e reprodutiva. O primeiro passo é analisar as características zootécnicas. O animal que passar por esta fase, deve ser avaliado do ponto de vista reprodutivo. Dentre os critérios fenotípicos, devem-se observar várias características.
Características Funcionais. Outro ponto relevante na aquisição de touros são as características funcionais, as quais podem garantir que este consiga cobrir as fêmeas. Dessa forma, o touro não deve apresentar defeitos de cascos, articulações e precisa ter bons aprumos, essencial para sua locomoção e boa monta.
“Um touro precisa ser harmônico, equilibrado, comprido, arqueado, profundo, possuir bons aprumos e cascos fortes, bainha e umbigo bem posicionados, escroto de bom tamanho, forma e posicionamento, boca larga e narinas amplas, peito aberto, com costelas bem arqueadas, longas, espaçadas, garupa extensa e larga”, explica o ...
A recomendação dos especialistas é utilizar 1 touro para 25 até 30 vacas. A relação pode ser alterada tanto para mais quanto para menos, desde que se tenha o exame andrológico atualizado do reprodutor.